Transmissores lacrados e salários atrasados: O triste fim de emissora carioca que acabou saindo do ar

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Emissora fechou as portas (Foto: Reprodução/UFG)

A TV Rio, emissora muito conhecida no passado, precisou fechar suas portas após acumular dívidas e ter seus transmissores lacrados

Muitas emissoras já fizeram parte do imaginário do público, que acompanhava religiosamente suas programações. O problema é que várias delas fecharam as portas e ficaram apenas na história, como é o caso da TV Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O canal existiu entre 1955 e 1973, e fez parte das Emissoras Unidas, ao lado da Record, de São Paulo. As duas ficaram conhecidas por popularizar o uso do videotape na programação, algo que era bem tecnológico para a época.

Em sua história, vários nomes chegaram a participar de programas, como foi o caso de Chacrinha, Norma Benguell, Moacyr Franco, Dercy Gonçalves, Consuelo Leandro, Ronald Golias, Flávio Cavalcanti e Chico Anysio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A TV Rio foi emissora queridinha do público (Foto: Reprodução/Museu Brasileiro de Rádio e Televisão)

A TV Rio ficou conhecida por exibir várias séries estrangeiras para o público e que demoraram para chegar às emissoras brasileiras. Entre essas produções estavam National Kid, considerada o maior sucesso infantil da década de 60 na televisão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também estrelaram Os Intocáveis, Bat Masterson, Família Adams, Aventuras Submarinas, Joias da Tela, James West e Além da Imaginação.

FALÊNCIA E SALÁRIOS ATRASADOS

A TV Rio deixou a Rede de Emissoras Independentes (REI) e foi vendida um grupo ligado à Ordem dos Capuchinhos, da Igreja Católica, proprietária da TV Difusora (canal 10) de Porto Alegre. Algumas das movimentações do grupo não deram certo e derrubaram a audiência do canal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora saiu do ar no dia 5 de abril de 1977, quando já não tinha mais como sanar suas dívidas. O sinal foi desligado após ter os seus transmissores lacrados por falta de pagamento do aluguel dos cristais à RCA Eletrônica, além dos salários dos funcionários. Sua filial de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi vendida para a Band, em 1980.

QUEM POSSUI A TV RIO ATUALMENTE?

O sinal da TV Rio, atualmente, é da Record Rio, desde 1992. As duas emissoras foram parceiras no passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TV Rio ocupava o sinal 13 (Foto: Reprodução/Museu Brasileiro de Rádio e Televisão)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile