Travessia – Saiba quem são os verdadeiros culpados pelo fracasso da novela das nove da Globo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

21/12/2022 23h01

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Travessia é escrita por Gloria Perez (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

Travessia não conquistou o público.

Não é somente os saudosistas de Pantanal que estão contribuindo para o fracasso de Travessia. A novela escrita por Gloria Perez conta com vários furos no texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma enxurrada de críticas provocadas pelos furos no roteiro, Travessia passa longe de ser um sucesso na Globo. Um dos questionamentos é sobre a mocinha da trama abandonar o filho e ficar fissurada apenas em encontrar o “macho escroto” do noivo no início da trama.

SAIBA MAIS! Globo arma dois novos remakes de novelas fenômenos para às 18h e 21h com autor de sucesso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No capítulo da última terça-feira (20), a mocinha voltou a cometer o mesmo erro em detrimento de Tonho (Vicente Alvite), visto que ela preferiu correr o risco de perder a guarda da criança para Ari (Chay Suede) do que entregar Oto (Romulo Estrela) à polícia.

O fato é que a audiência de Travessia (em torno de 24 pontos) está bem abaixo de sua sucessora, Pantanal (que ultrapassava com rigor os 30 pontos com facilidade), e até de novelas reprisadas anteriormente durante a pandemia da Covid-19. E a pergunta que não quer calar, além dos furos no roteiro, quem seriam os culpados por isso?

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O fato é que Gloria Perez, autora de grandes sucessos como O Clone (2001), América (2005), Caminho das Índias (2009) e A Força do Querer (2017), não estava inspirada quando decidiu escrever a sinopse de Travessia.

O colunista Valmir Moratelli da Veja, fez o questionamento para Aurora Miranda Leão, pesquisadora em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que acredita que a história não representa o perfil do público fiel de novelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Falta uma carpintaria dramática, alicerces dramaturgos fortes para que, independentemente de ser tecnológica, se sustente”, afirmou a pesquisadora.

Além de misturar a tecnologia, que não está agradando o telespectador, como o garçom robô que surgiu recentemente no núcleo de Vila Isabel e chegou a ser detonado nas redes sociais. As fakes news e deepfake feitas por Rudá (Guilherme Cabral) também não convenceram o público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brisa não está conquistando o público de Travessia (Foto: Reprodução / Globo)

VERDADEIROS CULPADOS PELO FRACASSO

Outro fator comum sobre o fracasso de Travessia é a inexperiência de uma atriz em um papel importante. Jade Picon também vive sendo atacada na web, pelo fato da emissora ter dado oportunidade para a ex-BBB22 que não possui formação como atriz. Chiara é uma das principais personagens, mas a influenciadora digital ainda não está convencendo no papel.

Para piorar a situação, Cassia Kis que interpreta Cidália, a vilã de Travessia está sendo ‘cancelada’ na web, após realizar ataques homofóbicos e espalhar fake news em uma live com Leda Nagle. Com isso, uma ala do público segue promovendo um boicote contra a novela das nove da Globo.

Outro fator que não pode ser desconsiderado é o fato da novela não ter uma grande vilã ou vilão. Moretti (Rodrigo Lombardi) e Núbia (Drica Moraes) estão tentando levar a melhor nesse quesito, mas ainda não são considerados de forte apelo.

Falta em Travessia uma vilã que remeta à Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) de Senhora do Destino (2004) e Carminha (Adriana Esteves) de Avenida Brasil (2012), por exemplo.

Outro ponto crucial é o fato do público não torcer tanto por uma mocinha, afinal Brisa está longe de ser amparada pelo telespectador. Gloria Perez já escreveu mocinhas emblemáticas como a Jade (Giovanna Antonelli) de O Clone (2001) e Maya (Juliana Paes) de Caminho das Índias (2009), algumas das heroínas que fisgaram a audiência.

Os culpados pelo fracasso da novela das nove da Globo são muitos, mas o fator primordial é que o telespectador são os únicos inocentes, pois as falhas são terríveis, mas nada que não possa ser ajustado até a reta final da trama.

Travessia – Jade Picon, aposta de Gloria Perez está recebendo críticas (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.