Uma montadora moderna e gigante deixou de existir no Brasil após poucos anos e seu principal modelo, o STV Uirapuru, desapareceu
Montadora nacional que existiu entre 1964 e 1967, a STV (Sociedade Técnica de Veículos Ltda) produziu um dos carros mais modernos da época. Divisão da empresa Brasinca, a marca tentou de todas as formas manter a produção de seu único e principal produto, o Uirapuru, mas acabou falindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A STV surgiu por vontade de Rigoberto Soler Gisbert, um engenheiro espanhol radicado no Brasil. O profissional tinha muito contato com o ramo automobilístico brasileiro e chegou a trabalhar em empresas de grande destaque da época como a FNM, DKW Vemag e na Willys Overland do Brasil.
O principal carro da STV foi o Uirapuru, que a princípio se chamava Brasinca 4200 GT. De acordo com o portal Maxicar, o veículo inovou bastante, já que, ao contrário da maioria dos esportivos brasileiros da época — com carroceria em fibra de vidro — tinha a sua feita de aço e moldada à mão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu primeiro teste ocorreu em um túnel de vento aeronáutico, que era algo inédito para a época e principalmente por ser uma pequena montadora. O esportivo abrigava sob seu capô um forte motor seis cilindros de 4.200cc e chegava a 200km/h. Isso não era nada comum nos anos 1960, mas a indústria brasileira se destacou.
Brasinca 4200 GT no Salão do Automóvel de 1964 (Foto: Reprodução/Maxicar)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Muito além de R$1518: Regra do INSS confirma até quanto se recebe ao se aposentar por idade
● Vitor Roque e +6 FORA? Abel Ferreira pode perder 7 jogadores no Palmeiras para o clássico contra o São Paulo
● Detran comunica proibição que pode suspender CNH de motoristas da categoria B; veja como evitar
MUITO CARO
O problema é que o Uirapuru só era feito sob encomenda, e o preço era bastante alto. Destinado apenas para a classe alta, o automóvel começou a perder encomendas e simplesmente deixou de existir.
Para se ter uma ideia, o preço do carro alcançava 16 milhões de cruzeiros (em 1964), contra cinco milhões do Fusca, por exemplo. O Simca Rallye, por sua vez, custava impressionantes 11 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE ACONTECEU COM A STV?
A STV faliu em 1967 e interrompeu a fabricação do Brasinca 4200 GT Uirapuru. Atualmente, os 77 modelos produzidos na época entre todas as suas versão estão nas mãos de colecionadores.
Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE