Sem condições de continuar e fim de produção: O triste dia em que montadora gigante sucumbiu e deu adeus

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Montadora famosa fechou as portas (Foto: Rodrigo Paiva/Folhapress)

Uma montadora moderna e gigante deixou de existir no Brasil após poucos anos e seu principal modelo, o STV Uirapuru, desapareceu

Montadora nacional que existiu entre 1964 e 1967, a STV (Sociedade Técnica de Veículos Ltda) produziu um dos carros mais modernos da época. Divisão da empresa Brasinca, a marca tentou de todas as formas manter a produção de seu único e principal produto, o Uirapuru, mas acabou falindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A STV surgiu por vontade de Rigoberto Soler Gisbert, um engenheiro espanhol radicado no Brasil. O profissional tinha muito contato com o ramo automobilístico brasileiro e chegou a trabalhar em empresas de grande destaque da época como a FNM, DKW Vemag e na Willys Overland do Brasil.

O principal carro da STV foi o Uirapuru, que a princípio se chamava Brasinca 4200 GT. De acordo com o portal Maxicar, o veículo inovou bastante, já que, ao contrário da maioria dos esportivos brasileiros da época — com carroceria em fibra de vidro — tinha a sua feita de aço e moldada à mão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu primeiro teste ocorreu em um túnel de vento aeronáutico, que era algo inédito para a época e principalmente por ser uma pequena montadora. O esportivo abrigava sob seu capô um forte motor seis cilindros de 4.200cc e chegava a 200km/h. Isso não era nada comum nos anos 1960, mas a indústria brasileira se destacou.

MUITO CARO

O problema é que o Uirapuru só era feito sob encomenda, e o preço era bastante alto. Destinado apenas para a classe alta, o automóvel começou a perder encomendas e simplesmente deixou de existir.

Para se ter uma ideia, o preço do carro alcançava 16 milhões de cruzeiros (em 1964), contra cinco milhões do Fusca, por exemplo. O Simca Rallye, por sua vez, custava impressionantes 11 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE ACONTECEU COM A STV?

A STV faliu em 1967 e interrompeu a fabricação do Brasinca 4200 GT Uirapuru. Atualmente, os 77 modelos produzidos na época entre todas as suas versão estão nas mãos de colecionadores.

Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile