Sem condições: O triste dia em que montadora gigante sucumbiu https://tvfoco.uai.com.br/triste-dia-montadora-gigante-sucumbiu O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Wed, 01 Oct 2025 17:00:56 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Sem condições de continuar e fim de produção: O triste dia em que montadora gigante sucumbiu e deu adeus https://tvfoco.uai.com.br/triste-dia-montadora-gigante-sucumbiu/ Tue, 06 Jun 2023 16:46:05 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1720108 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Montadora famosa fechou as portas (Foto: Rodrigo Paiva/Folhapress)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Uma montadora moderna e gigante deixou de existir no Brasil após poucos anos e seu principal modelo, o STV Uirapuru, desapareceu

Montadora nacional que existiu entre 1964 e 1967, a STV (Sociedade Técnica de Veículos Ltda) produziu um dos carros mais modernos da época. Divisão da empresa Brasinca, a marca tentou de todas as formas manter a produção de seu único e principal produto, o Uirapuru, mas acabou falindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A STV surgiu por vontade de Rigoberto Soler Gisbert, um engenheiro espanhol radicado no Brasil. O profissional tinha muito contato com o ramo automobilístico brasileiro e chegou a trabalhar em empresas de grande destaque da época como a FNM, DKW Vemag e na Willys Overland do Brasil.

O principal carro da STV foi o Uirapuru, que a princípio se chamava Brasinca 4200 GT. De acordo com o portal Maxicar, o veículo inovou bastante, já que, ao contrário da maioria dos esportivos brasileiros da época — com carroceria em fibra de vidro — tinha a sua feita de aço e moldada à mão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seu primeiro teste ocorreu em um túnel de vento aeronáutico, que era algo inédito para a época e principalmente por ser uma pequena montadora. O esportivo abrigava sob seu capô um forte motor seis cilindros de 4.200cc e chegava a 200km/h. Isso não era nada comum nos anos 1960, mas a indústria brasileira se destacou.

Brasinca 4200 GT no Salão do Automóvel de 1964 (Foto: Reprodução/Maxicar)

Brasinca 4200 GT no Salão do Automóvel de 1964 (Foto: Reprodução/Maxicar)

MUITO CARO

O problema é que o Uirapuru só era feito sob encomenda, e o preço era bastante alto. Destinado apenas para a classe alta, o automóvel começou a perder encomendas e simplesmente deixou de existir.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Para se ter uma ideia, o preço do carro alcançava 16 milhões de cruzeiros (em 1964), contra cinco milhões do Fusca, por exemplo. O Simca Rallye, por sua vez, custava impressionantes 11 milhões.

O QUE ACONTECEU COM A STV?

A STV faliu em 1967 e interrompeu a fabricação do Brasinca 4200 GT Uirapuru. Atualmente, os 77 modelos produzidos na época entre todas as suas versão estão nas mãos de colecionadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)

Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)

The post Sem condições de continuar e fim de produção: O triste dia em que montadora gigante sucumbiu e deu adeus appeared first on TV Foco.

]]>