Falência: O triste fim de empresa gigante de eletrodomésticos, com dezenas de lojas espalhadas no Brasil

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/07/2024 7h39

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
A falência de empresa (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma das principais empresas de eletrodomésticos do Brasil, na época, teve que encarar a triste notícia de falência, com uma grande dívida. A rede contava com dezenas de unidades espalhadas pelo país

Uma empresa gigante de eletrodomésticos, por conta de uma forte crise financeira, acabou indo à falência. Notícia surpreendeu a todos os clientes, já que contavam com dezenas de lojas espalhadas pelo Brasil e era uma das maiores do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos últimos meses, todos se acostumaram com notícias de grandes marcas, principalmente as varejistas, fechando suas portas. Porém, esse problema não é algo exclusivo de agora, por conta da pandemia da Covid-19, e no final dos anos 90 uma grande loja encerrou suas atividades.

Em 1944 o empresário Girsz Aronson fundou uma empresa de eletrodomésticos, que em seguida seria uma das grandes do Brasil. Trata-se da G. Aronson, que em menos de 30 anos começou a se expandir, após comprar um estoque de fogões de uma massa falida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A varejista chegou a ter mais de 1 mil funcionários, com 34 unidades abertas e um faturamento de R$250 milhões. Por conta disso tudo, e por se tratar dos anos 70 e 80, era uma das grandes do país, em um momento que ainda estava se expandindo aos poucos.

Porém, no final do século XX, a G. Aronson passou a enfrentar uma forte crise financeira, e de acordo com o portal ‘Folha de S. Paulo’, a empresa chegou a acumular uma dívida de R$40 milhões. A divulgação se deu no ano de 1998 e a loja tinha o prazo de 1 ano para tentar quitar suas dívidas.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O triste anúncio da falência

Durante uma entrevista, na época, Girsz Aronson lamentou a situação vivida pela empresa da qual fundou. “Desta vez está muito difícil dar a volta por cima, as vendas estão ruins e não tenho mais variedade de mercadorias para vender”, revelou o empresário, gerando choque em todos.

Por fim, ainda segundo a ‘Folha de S. Paulo’, a juíza Lúcia Pellegrini Venosa, da 31° Vara Cível de São Paulo, decretou a falência da rede de eletrodomésticos e lacrou as lojas, em 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a causa da morte de Girsz Aronson?

Girsz Aronson, no ano seguinte, tentou emplacar um novo negócio no varejo, inaugurando a loja G. A. Utilidades Domésticas, com 4 unidades em São Paulo. Mas, em 2007 o empresário descobriu um câncer linfático, e ficou internado por 3 meses no Hospital Oswaldo Cruz.

Aos 91 anos de idade, no dia 19 de junho de 2008, veio a falecer por conta de uma insuficiência de múltiplos órgãos, segundo o relatório do Hospital em que estava internado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.