Lojas fechadas, dívidas e prejuízos: A triste realidade de rede de lojas amada pelos brasileiros

Tradicional loja, presente nos principais shoppings do país, se encontra em situação difícil e cenário preocupa
Uma tradicional loja, presente nos principais shoppings do Brasil, divulgou uma informação preocupante sobre a saúde financeira do estabelecimento e situação anda preocupando a muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da icônica C&A, que está no setor varejista brasileiro desde 1976. Segundo o portal Exame, uma dívida de 200 milhões foi declarada por ela mesma. e essa informação veio à tona da noite para o dia, em maio deste ano.

C&A é uma da mais tradicionais lojas presentes nos shoppings brasileiros e grandes centros comerciais (Foto Reprodução/Seu Dinheiro)
Essa informação abalou o mercado financeiro e, de quebra, deixou muitos clientes “encafifados” com o que está acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entenda mais sobre o assunto?
Segundo o “Seu Crédito Digital“, por meio de uma decisão feita na época, o Conselho de Administração da C&A aprovou a terceira emissão de notas comerciais escriturais da empresa.
De acordo com a companhia, o valor de R$ 200 milhões seria emitido em uma série única. Assim, o custo da dívida da C&A tinha como expectativa ficar em 100% do DI + 2,7% ao ano.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
No comunicado, foi informado que o valor nominal unitário, ou o saldo, do valor nominal unitário incidirão juros remuneratórios correspondentes a 100% das taxas médias diárias do DI, acrescida de sobretaxa de 2,70% ao ano.

C&A registrou um prejuízo líquido de R$ 126,3 milhões, só no período de janeiro a março deste ano de 2023 (Foto Reprodução/Internet)
Diante da decisão tomada pelo conselho, também foi estabelecido o prazo de vencimento de 730 dias a partir da data da emissão. Segundo as informações, a varejista deve emitir a dívida por meio de uma oferta pública e com garantia firme.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a emissão da dívida milionária divulgada, recentemente a C&A anunciou seus resultados do primeiro trimestre de 2023 e conseguiu reduzir seu prejuízo.
Somente nos meses de janeiro e março, a varejista registrou um prejuízo líquido de R$ 126,3 milhões. O número representa uma redução de 17,3% em comparação com o mesmo período de 2022, quando o prejuízo foi de R$ 152,7 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto destacado foi o crescimento de 3,6% na receita líquida, que foi para R$ 1,240 bilhão, também em comparação com o ano anterior.
Lojas fechadas
Vale mencionar que em janeiro de 2023, a rede C&A chegou a emitir um comunicado a respeito do fechamento de algumas unidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Seu Crédito Digital, uma das unidades, ficava localizada na Avenida Presidente Vargas, no número 282, no estado de Belém do Pará, que inclusive era uma das últimas da marca localizadas em centros comerciais sem estar vinculada a um shopping, fechou as portas.
Vale dizer que no ano de 2022 uma outra loja importante da marca foi fechada no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro.

Loja da C&A, que ficava localizada na Avenida Presidente Vargas, no número 282, encerrou as atividades (Foto Reprodução/Internet)
Ainda de acordo com o portal loja estava em funcionamento fazia 10 anos e encerrou as suas operações no último domingo, 15 de janeiro. Em 2022, a empresa fechou também uma franquia em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Esperança “cor de rosa”
Em meio a essa tempestade dos juros altos acompanhada de uma concorrência massacrante das varejistas asiáticas, a C&A tem tentado se equilibrar entre dois pilares:
- Melhorar sua eficiência operacional, cortando custos e melhorando a gestão da dívida
- Investir em tecnologias que lhe permita ser mais ágil para responder ao comportamento dos consumidores nos dias atuais.
De acordo com o Info Money, Paulo Correa, CEO da marca, acredita-se que o fenômeno recente do filme “Barbie” acabou servindo como um retrato desse “dinamismo do mundo”, que hoje está presente nas redes sociais.

Paulo Correa, CEO da C&A em uma das unidades da loja( Foto Reprodução/Estadão)
A empresa, segundo ele, preparou-se para a estreia do filme nos cinemas, com produtos diversos licenciados, mas a demanda surpreendeu.
“Tivemos a capacidade de muito rapidamente reorganizar as lojas para mostrar tudo o que tínhamos de rosa. E vendeu muito mais do que a gente esperava vender. Voou, sumiu tudo, poderíamos ter vendido mais” – Afirmou Correia
A mesma estratégia foi utilizada no e-commerce: uma pesquisa por “Barbie” no site da C&A traz apenas seis roupas licenciadas da boneca mais famosa do mundo nas primeiras posições, na organização por relevância, mas a busca traz mais de 800 resultados, com todo tipo de produto rosa que o cliente possa imaginar (inclusive roupas não licenciadas).

C&A aproveitou o “gancho” do fenômeno de lançamento do filme da Barbie para alavancar as suas vendas (Foto Reprodução/Internet)
Ainda de acordo com o portal, apesar disso e de suas ações terem subido mais de 200% desde 1º de março (de menos de R$ 2 para quase R$ 6), ela ainda está muito longe do valor do IPO (R$ 16,50), feito em outubro do ano de 2019, e do pico histórico (R$ 18,50), batido em 13 de dezembro do mesmo ano.
Mas a C&A está falindo?
Apesar da situação crítica, NÃO EXISTE nenhum anúncio oficial da empresa. Porém, segundo o jornal O Globo, a C&A teria consultado fundos e grupos estratégicos para a venda da empresa, no entanto, não anunciou a comercialização de ativos no país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.