Uber anuncia novo serviço de corridas sem tarifa dinâmica para salvar passageiros em SP hoje (22)

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

22/01/2025 18h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda situação dos aplicativos (Foto: Divulgação)

Assim como a 99, o aplicativo voltou a oferecer caronas com motoqueiros, mesmo após Ricardo Nunes proibir atividade

Nesta quarta-feira, dia 22, a Uber Moto retomou as atividades na cidade de São Paulo. O serviço havia sido interrompido em janeiro de 2023, por causa de uma proibição da prefeitura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As caronas voltaram a ser oferecidas após a 99, que é a maior concorrente, liberar os motoqueiros na capital, mesmo em meio a uma briga judicial. Contudo, a dinâmica fica restrita aos bairros fora do centro expandido do município.

Segundo o Uol, esta semana, a Justiça teve uma decisão favorável às empresas na briga contra a prefeitura. O poder público solicitava uma multa de R$ 1 milhão diária para o descumprimento da ordem, mas a liminar foi negada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, Ricardo Nunes chegou a chamar a 99 de “assassina” após o anúncio do serviço, ressaltando os dados de acidentes com motocicletas na cidade. Em contrapartida, a empresa declarou que esse tipo de transporte se tornou comum pelo país.

Como resposta, a Secretaria Executiva de Transporte e Modalidade Urbana classificou como “ilegal” e “irresponsável” a modalidade. Por isso, a prefeitura afirmou que entrará com uma queixa-crime contra a Uber e a 99, alegando que insistirá ainda em outras medidas legais.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Diferente de São Paulo, outras cidades têm autorização legal para manter as motos por aplicativos. No Rio de Janeiro, a prática é uma das mais comuns, também fora das plataformas. A obrigação, claro, fica por conta do uso do capacete, como manda o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro.

Detran, CNH, Trânsito, IPVA, São Paulo
Prefeitura de São Paulo tenta proibir motos da Uber e 99 na cidade (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

  • Em resumo, Uber e 99 retomaram os serviços com motos na cidade de São Paulo, mesmo após a proibição do prefeito Ricardo Nunes;
  • O político afirma que a intenção é diminuir o número de acidentes no trânsito. Segundo o DataSUS, pelo menos 33 motoqueiros morrem por dia no Brasil;
  • Para manter a decisão, Nunes chegou a ameaçar os responsáveis das empresas.
Uber, 99, Ricardo Nunes
Ricardo Nunes afirmou que vai processar a Uber e 99, após descumprimento da ordem (Foto: Divulgação)

Conclusão

Fundada em 2009, na Califórnia, nos Estados Unidos, a Uber está presente em 72 países. No Brasil, a estreia aconteceu em 2014. Desde então, surgiram várias outras plataformas com o mesmo tipo de serviço. Já a 99, que é brasileira, começou a atuar em 2012.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Aliás, veja ainda outras notícias, mudanças e novidades sobre a Uber!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.