Assim como a 99, o aplicativo voltou a oferecer caronas com motoqueiros, mesmo após Ricardo Nunes proibir atividade
Nesta quarta-feira, dia 22, a Uber Moto retomou as atividades na cidade de São Paulo. O serviço havia sido interrompido em janeiro de 2023, por causa de uma proibição da prefeitura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As caronas voltaram a ser oferecidas após a 99, que é a maior concorrente, liberar os motoqueiros na capital, mesmo em meio a uma briga judicial. Contudo, a dinâmica fica restrita aos bairros fora do centro expandido do município.
Segundo o Uol, esta semana, a Justiça teve uma decisão favorável às empresas na briga contra a prefeitura. O poder público solicitava uma multa de R$ 1 milhão diária para o descumprimento da ordem, mas a liminar foi negada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana passada, Ricardo Nunes chegou a chamar a 99 de “assassina” após o anúncio do serviço, ressaltando os dados de acidentes com motocicletas na cidade. Em contrapartida, a empresa declarou que esse tipo de transporte se tornou comum pelo país.
Como resposta, a Secretaria Executiva de Transporte e Modalidade Urbana classificou como “ilegal” e “irresponsável” a modalidade. Por isso, a prefeitura afirmou que entrará com uma queixa-crime contra a Uber e a 99, alegando que insistirá ainda em outras medidas legais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Muito além de R$1518: Regra do INSS confirma até quanto se recebe ao se aposentar por idade
● Vitor Roque e +6 FORA? Abel Ferreira pode perder 7 jogadores no Palmeiras para o clássico contra o São Paulo
● Detran comunica proibição que pode suspender CNH de motoristas da categoria B; veja como evitar
Diferente de São Paulo, outras cidades têm autorização legal para manter as motos por aplicativos. No Rio de Janeiro, a prática é uma das mais comuns, também fora das plataformas. A obrigação, claro, fica por conta do uso do capacete, como manda o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro.
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, Uber e 99 retomaram os serviços com motos na cidade de São Paulo, mesmo após a proibição do prefeito Ricardo Nunes;
- O político afirma que a intenção é diminuir o número de acidentes no trânsito. Segundo o DataSUS, pelo menos 33 motoqueiros morrem por dia no Brasil;
- Para manter a decisão, Nunes chegou a ameaçar os responsáveis das empresas.
Conclusão
Fundada em 2009, na Califórnia, nos Estados Unidos, a Uber está presente em 72 países. No Brasil, a estreia aconteceu em 2014. Desde então, surgiram várias outras plataformas com o mesmo tipo de serviço. Já a 99, que é brasileira, começou a atuar em 2012.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Aliás, veja ainda outras notícias, mudanças e novidades sobre a Uber!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE