Alerta da Uber comunica banimento de motoristas por atitude comum ao aceitar corridas

Motoristas da Uber entram em alerta após comunicado oficial revelar banimento de contas por atitude considerada comum ao aceitar corridas

26/06/2025 18h45

3 min de leitura

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Motoristas da Uber entram em alerta após comunicado (Foto: Montagem/TV Foco)

Motoristas da Uber entram em alerta após comunicado oficial revelar banimento de contas por atitude considerada comum ao aceitar corridas

A dinâmica do transporte por aplicativo em 2025 continua a evoluir, exigindo que todos os envolvidos sigam diretrizes claras para garantir uma experiência positiva. A adesão às normas das plataformas é fundamental, pois o descumprimento pode levar a sanções severas.

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Condutas que violam os termos de serviço podem resultar em restrições ou até na desativação permanente do acesso às ferramentas de trabalho, afetando diretamente a fonte de renda dos profissionais que dependem desses serviços.

A partir de informações divulgadas pelo portal “Uber”, a equipe do TV Foco, especializada em transporte por aplicativo, traz agora mais detalhes sobre o assunto.

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O que define a prática inadequada

A Uber, portanto, esclarece que uma prática específica tem gerado consequências negativas para os motoristas. Trata-se do ato de solicitar que os usuários cancelem as viagens após o aceite, em vez de o próprio condutor realizar o cancelamento.

Ademais, a empresa identifica como infração quando o motorista, de forma intencional, segue na direção oposta ou simplesmente não se move em direção ao ponto de embarque. Tais atitudes visam incentivar o passageiro a cancelar, o que pode fazer o condutor correr o risco de perder o acesso ao aplicativo.

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Motoristas e passageiros podem adicionar códigos para realizar a corrida (Reprodução: Internet)
Uber (Reprodução: Internet)

As motivações por trás dos cancelamentos

As razões para tal comportamento são variadas, pois uma viagem pode ser considerada inconveniente para o motorista por diversos motivos. Além disso, outra motivação é a possibilidade de cobrar taxas de cancelamento do usuário.

Embora o motorista possua total liberdade para aceitar, rejeitar ou cancelar uma corrida, a transferência dessa responsabilidade ao passageiro desvirtua o propósito da plataforma de viagens, que foi projetada para conectar ambos os públicos de maneira eficiente e honesta.

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Qual o procedimento da empresa diante da infração?

Quando a Uber identifica a tentativa deliberada de forçar um cancelamento pelo passageiro, a empresa pode exibir um aviso informativo no perfil do motorista, visível apenas para ele.

Contudo, a repetição desses episódios é considerada uma violação direta dos termos de serviço aceitos no momento do cadastro. Consequentemente, a reincidência pode resultar na perda de acesso à plataforma, ou seja, no banimento do condutor.

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Uber confirma novidade aos 60+ (Foto: Divulgação)
Uber conta com milhões de motoristas (Reprodução: Internet)

A empresa detalha, portanto, os tipos de cancelamento problemático para evitar dúvidas. As ações que contrariam as diretrizes incluem:

  • Utilizar o chat para convencer o passageiro a efetuar o cancelamento da corrida.
  • Não se deslocar intencionalmente até o local de embarque ou seguir um trajeto incorreto para forçar o cancelamento pelo usuário.

É importante notar que existem situações legítimas para o cancelamento no local de partida, como no caso de um passageiro com bagagem que não cabe no veículo. Nesses cenários, a orientação é contatar o suporte para uma reavaliação da taxa.

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Uber - Foto Internet
Uber – Foto Internet

Considerações finais

Em suma, o ecossistema da Uber depende da boa-fé e da honestidade de motoristas e usuários para operar corretamente. Quando um condutor força o passageiro a cancelar uma viagem, ele prejudica o funcionamento do sistema.

Dessa forma, a responsabilidade de cancelar uma viagem que não pode ser realizada é do próprio motorista, garantindo a integridade e a confiança na plataforma, que são essenciais para a sustentabilidade do serviço em 2025.

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Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

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