Uber e 99 preparam nova regra para trazer +1 obrigação nos carros de motoristas dos apps

Todos os motoristas da Uber e 99 precisam estar atentos a uma nova obrigação que pode chegar nas próximas semanas
A Uber e 99 estão passos mais próximos de terem que cumprir mais uma obrigação, que atingirá em cheio os carros dos motoristas parceiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda se trata de um Projeto de Lei, mas caso ele entre em vigor, todos terão que se adaptar, em algo que promete aperfeiçoar a viagem.
De acordo com o portal ‘CPG’, Comissão de Assuntos Econômicos do Senado está analisando um novo projeto de lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da implementação obrigatória de câmeras de monitoramento em tempo real nos veículos de transporte por aplicativo.
A ideia principal é reforçar a segurança de todos, tanto dos motoristas, quanto dos passageiros, podendo utilizar em situações de conflitos e crimes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
As principais afetadas são a Uber e a 99, as grandes empresas de transporte por aplicativo espalhadas por todas as regiões do Brasil.
Com as câmeras filmando as viagens, pode servir como mecanismo de prevenção e também produção de provas em caso de incidentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também fica mais fácil a denúncia de crimes, tanto por parte dos motoristas, quanto pelos passageiros. Principalmente o de descriminação, racismo ou de agressões e assédios.

As alternativas das empresas Uber e 99
A ideia do texto é que as empresas, como Uber e 99 ofereçam essas câmeras de maneira gratuita para todos os motoristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas a tendência é que repassem os gastos indiretamente aos parceiros e usuários, reduzindo a margem de lucro ou aumentando as tarifas.
A Uber já testa um sistema próprio de câmeras em alguns veículos, e pode ser uma das saídas das empresas para reduzirem os gastos.
Porém ainda se trata de um Projeto de Lei e até a possível aprovação muita coisa ainda pode mudar no texto.
Em Salvador já é lei
Ainda segundo o site ‘CPG’, em Salvador, na Bahia, já é lei e obrigatório a instalação de câmeras em todos os carros vinculados aos aplicativos.
A legislação ainda determina que o equipamento fique ligado durante toda a corrida. Caso a empresa não forneça o produto, o motorista pode pedir o reembolso posteriormente.
Como foi uma das pioneiras, Salvador está se tornando referência para que essa obrigação esteja presente em todo o território brasileiro.
Mas pode ser que alguns estados atendam a essa nova regra e outros deixem como está.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br