Um Lugar ao Sol: Personagem de Cauã Reymond perde tudo, mas Globo perde muito mais; veja balanço da trama

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
5 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Christian (Cauã Reymond) em cena de Um Lugar ao Sol; farsante perde tudo e vai para a cadeia (Foto: Reprodução / Globoplay)

Foi um verdadeiro fiasco a estreia de Lícia Manzo no horário nobre da Globo.

“Um Lugar ao Sol” chega ao seu último capítulo nesta sexta-feira (25). Sem grande alarde ou aquele momento esperado pelo Brasil para acompanhar as emoções finais da novela das nove. A trama de Lícia Manzo não conquistou o público da Globo e será marcada como a trama de menor audiência da faixa nobre da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No capítulo final, o telespectador de “Um Lugar ao Sol” , verá  Christian (Cauã Reymond) ficar chupando dedo. O improvável vilão, que era mocinho da trama, não é o único a ter um baita de um prejuízo no final da novela da Globo.

SAIBA MAIS! Pantanal: Saiba quem é quem, curiosidades, trilha sonora e bastidores da nova superprodução da Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora carioca não fez uma estratégia para divulgar “Um Lugar ao Sol”, onde já estava preocupada com a sua substituta, “Pantanal”, e não percebeu que teria que entregar em alta para o remake de Bruno Luperi, deixando a trama escondida.

Após a retomada de novelas inéditas, “Um Lugar ao Sol”, se tornou preterida porque foi concluída durante a pandemia e o folhetim teve escolha de Silvio de Abreu, que deixou o comando de dramaturgia da Globo, sendo assumido por José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington, que por ter escolhido “Pantanal”, como primeira novela eleita por eles, fizeram questão de deixar de lado a obra de Lícia Manzo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCORRÊNCIA LANÇA NOVELAS INÉDITAS ANTES DA GLOBO

Atores de “Reis” da Record TV (Foto: Reprodução / Record)

Os novos gestores porém, acabaram vendo a concorrência passarem a perna em sua ‘menina dos olhos’, visto que “Pantanal”, irá estrear depois de “Poliana Moça”, do SBT e “Reis”, da Record TV, tramas inéditas que deixaram o remake comendo ‘poeira’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pantanal”, sofreu atraso em suas gravações e por isso sua estreia foi adiada para 28 de março, sendo assim a Globo perdeu mais uma chance de fazer história no horário nobre e deixou a concorrência agir primeiro.

Redobrando os cuidados, a Globo fez esforços para concluir “Amor de Mãe”, e retomar os trabalhos de “Um Lugar ao Sol”, durante um período turbulento da pandemia no Brasil. Os protocolos de segurança adquiridos  e todos os recursos criados para gravar a novela diante de tamanha dificuldade são elogiáveis, mas isso não exime os tropeços cometidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após três reprises na faixa nobre da Globo, somente em abril de 2021 o horário teve 23 capítulos inéditos para fechar a história escrita por Manuela Dias em “Amor de Mãe”, a Globo optou por colocar no ar um folhetim totalmente gravado. A direção da emissora não trabalhou com um plano B, caso “Um Lugar ao Sol”, fosse rejeitada.

Elenco de “Poliana Moça” (Foto: Reprodução / SBT)

REJEIÇÃO DE ‘UM LUGAR AO SOL’

Contratos de atores terminaram, e eles mudaram seus visuais, onde impossibilitaria uma possível regravação de cenas. Por contenção de despesas, a emissora perdeu a chance de regravar a reta final da trama dirigida por Mauricio Farias.

Outro ponto que a Globo deixou a desejar foi no descaso com o lançamento da novela protagonizada por Cauã Reymond e Andreia Horta. Com isso, tudo parecia levar a uma tragédia anunciada.

Até o fato de Lícia Manzo fazer a sua estreia sem uma supervisão e os devidos cuidados para evitar que um fiasco ocorresse deveriam ter sido vistos antes do inicio da novela. Mesmo consagrada no horário das seis e com um estilo semelhante a de Manoel Carlos, visto que já foi colaboradora do veterano autor, a escritora merecia um segundo olhar em seus roteiros.

A novela amarga os piores índices de audiência das nove desde a exibição de outro fiasco, que foi “Babilônia”, em 2015, onde a trama que foi tão mexida que chegou ao fim como um Frankenstein.

Protagonistas de “Um Lugar ao Sol” da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

ATENÇÃO REDOBRADA PARA ‘PANTANAL’

Se “Um Lugar ao Sol”, foi boicotada pela própria emissora, imagina pela público. Pois bem, dessa vez com “Pantanal”, a história está sendo diferente.

A Globo não está medindo esforços para emplacar a trama baseada na obra original de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela TV Manchete em 1990. Desde anúncios até mesmo participações nos programas da casa. Mas porque a emissora não fez o mesmo com “Um Lugar ao Sol”?

Independentemente da troca de comando na alta cúpula, a Globo é uma empresa comercial. Os erros com o atual folhetim das nove só expõem o quanto pesquisas e estratégias precisam ser realizadas para dar suporte aos novos produtos da Vênus Platinada.

A concorrência na TV aberta está com o olho bem aberto. A Record TV cresceu no ano passado com a inédita “Gênesis”, gravada boa parte depois que a novela já estava no ar. Neste ano, com o temor da Globo em lançar “Pantanal” no ar em 14 de março, como estava previsto, a emissora da Barra Funda, decidiu antecipar a estreia de “Reis”, que teve o seu primeiro episódio exibido na  última terça-feira (22).

Até a emissora de Silvio Santos resolveu lançar “Poliana Moça”, que estreou na última segunda-feira (21). A trama infantojuvenil do SBT também deu a rasteira na inédita da Globo pós-pandemia.

Isso sem falar no streaming, TV paga e outros formatos audiovisuais que estão conquistando cada vez mais o público. O noveleiro de plantão, que ama terminar seu dia com um capítulo da sua novela das nove, está que nem o Christian nessa reta final de “Um Lugar ao Sol”, decepcionado!

Protagonistas de ‘Pantanal’: Remake da Globo terá trilha sonora 100% brasileira (Foto: Reprodução / Internet)

 

Autor(a):

Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile