Unha encravada nunca mais: 3 segredos para fugir do verdadeiro terror de qualquer mulher nos pés

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Unha encravada (Foto: Reprodução, Arte Blog)

Causas, sintomas e tratamento: Confira dicas importantes para se livrar das unhas encravadas

A unha encravada é uma inflamação causada pelo crescimento de parte da unha (a lateral ou uma ponta) em direção à pele, o que acaba causando uma lesão. Costuma surgir no primeiro dedo do pé, o conhecido “dedão”. O termo “onicocriptose”, nome científico da unha encravada, tem origem grega e significa unha escondida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O problema provoca dor, inchaço e vermelhidão nos cantos das unhas. Pode haver complicação do quadro, com formação de pus, necessitando avaliação médica e uso de medicações para o tratamento. Ocorre em qualquer faixa etária.

O que causa a unha encravada?

Segundo o portal Vida saudável, cortar as unhas dos pés para dar-lhes um formato arredondado é a causa mais frequente de unhas encravadas. A forma correta de cortar as unhas é o corte reto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unha encravada (Foto: Reprodução, Doctor Shoes)

Em algumas pessoas, o formato natural da unha favorece o encravamento. No entanto, para esses casos, é necessário dar à unha um formato mais seguro por meio do corte ou do uso de órteses. Além disso, sapatos apertados também favorecem o encravamento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como evitar?

Os três cuidados básicos com os pés que evitam o encravamento de unhas são:

  1. Manter as unhas cortadas em formato reto e não excessivamente curto;
  2. Evitar calçar sapatos que apertam os dedos;
  3. Por fim, manter os pés secos, o que exige cuidado após o banho, e evitar meias sintéticas caso elas causem muito suor.

É necessário fazer cirurgia para retirar a Unha encravada?

Segundo o portal Vida saudável, a cirurgia, quando necessária, é feita com anestesia local para remover o canto encravado. Contudo, nos casos mais simples, a aplicação de órteses ou pequenos chumaços de algodão para separar a espícula de unha da pele ao redor pode resolver o problema. Espícula é o termo utilizado para o pedaço da unha que está perfurando a pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unha encravada (Foto: Reprodução, Doctor Shoes)

Contudo, banhos de imersão em soluções com antissépticos e agentes secantes, como o permanganato de potássio, ou com água quente e sal, podem ajudar a reduzir a inflamação. Além disso, não é recomendável cortar a unha em casa quando ela estiver encravada. A remoção completa da unha tem que ser evitada, visto que em seu carecimento pode voltar a encravar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile