URGENTE: A proibição da ANVISA e decisão final sobre produto que provavelmente você tem em casa

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/12/2023 13h23

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Prédio da Anvisa (Foto: Reprodução, Cofén)

Produto que esteve presente na casa de todos os brasileiros foi barrado pela Anvisa e você precisa saber o motivo

A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, um órgão regulatório brasileiro vinculado ao Ministério da Saúde. Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, a Anvisa tem a responsabilidade de regular e fiscalizar produtos e serviços que tenham relação com a saúde da população. Por desenvolver esse papel, um produto amado por todos foi barrado e você precisa saber o motivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de tudo, confira as principais funções e responsabilidades da Anvisa:

  • Regulação de Medicamentos e Produtos para Saúde
  • Controle de Alimentos
  • Fiscalização de Cosméticos e Produtos de Higiene Pessoal
  • Vigilância Sanitária em Portos, Aeroportos e Fronteiras
  • Controle de Agrotóxicos e Produtos Veterinários
  • Monitoramento de Serviços de Saúde
  • Farmacovigilância e Monitoramento de Efeitos Adversos
  • Acompanha a segurança de medicamentos após sua comercialização, recebendo notificações de efeitos adversos e tomando medidas necessárias.
Anvisa (Foto: Reprodução, Cofén)

Anvisa (Foto: Reprodução, Cofén)

A Anvisa desempenha um papel crucial na proteção da saúde da população, assegurando que produtos e serviços relacionados à saúde atendam a padrões de qualidade, eficácia e segurança. Seu trabalho abrange uma ampla gama de setores, contribuindo para o bem-estar da sociedade brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produto proibido

A Justiça Federal negou o pedido de uma indústria química sediada em Maracajá (SC) contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que cancelou o registro de álcool etílico 70º INPM. O produto teve sua venda autorizada ao público durante a pandemia de Covid-19. A decisão foi proferida pela 9ª Vara Federal de Florianópolis no dia 1º/12.

O juiz Eduardo Didonet Teixeira, responsável pela decisão, destacou que a regulação da comercialização de álcool com concentrações superiores a 54° GL (46,3 INPM), para reduzir acidentes domésticos, é uma finalidade não desarrazoada. A resolução da Anvisa que permitia a venda direta de álcool 70º tem validade até 31/12, e o esgotamento do estoque será permitido nos 120 dias subsequentes. Por fim, o produto continuará liberado para uso hospitalar ou de assistência à saúde.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Álcool 70º (Foto: Reprodução, Correios 24 horas)

Álcool 70º (Foto: Reprodução, Correios 24 horas)

Contudo, segundo a Resolução da Diretoria Colegiada Nº 766, as empresas devem esgotar o estoque para venda ampla do álcool com concentração de 70% até 29 de abril de 2024, 120 dias depois do último prazo, 31 de dezembro. No entanto, para a agência, a medida emergencial tinha o objetivo de ampliar o acesso da população aos produtos que ajudam a na redução do contágio do Covid-19.

Como ver o registro na Anvisa?

De acordo com o site do próprio Governo Federal, o serviço está disponível no portal da Anvisa. Além disso, a Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. Porém, o serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.