Urgente: INSS confirma notícia para essa lista de segurados que querem aposentadoria

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirma alerta importante a essa lista que está há espera de aposentadoria e ainda não teve seu pedido analisado
Atualmente, a fila de perícia médica do INSS está quase com 1 milhão de pessoas esperando. Isso impacta diretamente nos benefícios, afinal, mais tempo a espera de aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS exige perícia para os casos de auxílio-doença ou alguma aposentadoria por invalidez. Afinal, somente o laudo de um médico particular não é o suficiente para comprovar o benefício.
Dessa maneira, é necessário esperar por uma perícia com um médico próprio do órgão. Esse procedimento pode demorar até 56 dias, mas, tem pessoas que esperam até meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de especialistas em previdência do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Extra, traz agora os detalhes a respeito da situação dessa fila do INSS.
FILA QUASE MILIONÁRIA
- Até maio, 956.900 pedidos estavam em espera;
- Número é surpreendente;
- Há pessoas que podem esperar até 6 meses;
- Situação pressiona o INSS.
SITUAÇÃO DA FILA DO INSS
Conforme informações do secretário substituto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Benedito Brunca, mais da metade da fila (594,6 mil pedidos) referem-se a perícias iniciais.
Em resumo, são daqueles segurados que ainda não receberam o benefício. Outros 282,7 mil pedidos são do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
De modo geral, a espera é na casa dos 56 dias, mas, estados como o Amazonas, os segurados podem esperar até 6 meses para ter um veredito. A situação pressiona o INSS a tentar resolver a fila.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, o órgão está tentando resolver, afinal, até valores extras passou a oferecer aos servidores que trabalharem mais para conter a fila. Mas, ainda assim, a situação é delicada.
O QUE ACONTECEU PARA A FILA AUMENTAR?
A fila já estava grande, mas, a greve parcial dos peritos médicos, que durou de agosto de 2024 a abril de 2025, com adesão de cerca de 10% da categoria, piorou a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONCLUSÕES FINAIS
A fila de perícia do INSS está quase na casa do milhão e dessa maneira, é uma notícia que acerta em cheio segurados que estão a espera de aposentadoria e necessitam antes, visitar um perito do órgão. Situação é bem complicada para o órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VOCÊ PODE SER NEGADO NA PERÍCIA?
Sim, afinal, o INSS tem uma série de requisitos para liberar o benefício. Sendo assim, por mais que tenha um laudo particular, o veredito do perito do órgão, pode ser outro.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br