Chulé nunca mais: Usar o vinagre destas 3 maneiras vai tirar o mau cheiro dos sapatos e deixá-los como novo

Descubra como tirar o mau cheiro dos sapatos utilizando vinagre, e como evitar que ele reapareça novamente
Quem sofre com chulé, aqueles maus odores que acabam saindo do sapato quando os retiramos após um longo dia, sabe o quão essa situação pode ser desagradável, ainda mais quando a mesma ocorre na frente de visitas ou profissionais como manicures.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas você sabia que existe uma maneira de se livrar de uma vez por todas desse problema usando apenas o vinagre? Pois é, o uso do vinagre na higienização dos nossos sapatos pode contribuir no combate de fungos e bactérias, principais causadoras dos maus odores irritantes.

O chulé é um cheiro extremamente desagradável causado por bactérias (Foto Reprodução/Internet)
Antigo e eficaz
De acordo com o portal O Petróleo, o uso vinagre é usado há séculos como um remédio natural para inúmeros problemas com a limpeza profunda da casa e até mesmo o desentupimento de esgotos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a composição e propriedades deste ingrediente fazem dele um aliado perfeito no combate aos maus odores. Mas por que isso acontece?
Os ácidos do vinagre (principalmente o vinagre de maçã), entre os quais se destacam os ácidos acético e málico, são responsáveis pelas propriedades antibacterianas e antifúngicas deste alimento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Como mencionamos, o chulé é causado justamente pelos fungos e bactérias que se acumulam dia após dia em nossos pés, algo que piora no inverno, quando usamos meias e sapatos mais próximos que o normal.

O vinagre sempre foi um excelente aliado no combate de maus odores e como produto para limpeza em geral (Foto Reprodução/Internet)
Sendo assim, o vinagre acaba se tornando um aliado perfeito para combater a transpiração excessiva dos pés e o mau cheiro que o acompanha, pois usando apenas água morna com uma xícara de vinagre de maçã você obterá ótimos resultados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 maneiras eficazes de eliminar o chulé com vinagre
Veja abaixo as 3 maneiras mais eficazes de se livrar para sempre do chulé o impedindo que ele volte novamente a te atormentar:
1-Gaze com vinagre:
Pegue um pedaço de gaze ou pano que não serve mais e umedeça bem com um bom jato de vinagre. O tecido deve estar molhado, mas não pingando, pois o excesso de líquido pode danificar o calçado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de impregnar a gaze com esse ingrediente, passe-a superficialmente por toda a parte interna do sapato, sem apertar e sem encharcar o interior. Não deixe recantos, passe o tecido com vinagre tanto na sola quanto nas laterais e na parte interna do peito do sapato.
Capriche nas áreas aonde ficam o dedo do pé e o calcanhar, pois são locais onde mais bactérias podem se acumular. Deixe o sapato secar ao ar e deixe descansar por pelo menos 10 horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2- Algodão com vinagre
Colocar algumas bolas de algodão com algumas gotas de vinagre dentro do sapato também pode ajudar bastante.
MAS ATENÇÃO! Lembre-se de não molhar o algodão, pois isso pode danificar o calçado. Em seguida, deixe o calçado repousar com o algodão durante a noite para que ele consiga absorver os maus odores.
3- Spray de água e vinagre: O último método consiste em usar o mesmo em conjunto com um dos dois anteriores. Você deve preparar uma mistura com três partes de água e uma parte de vinagre de maçã.
Adicione a mistura a um borrifador, agite e, por fim, adicione um pouco na parte interna dos sapatos.
Caso você não tem muito tempo, recomendamos que você a utilize sempre em conjunto com um dos métodos anteriores, pois assim verá melhores resultados.

Borrifar vinagre nos sapatos é uma ótima maneira, rápida e eficaz, de eliminar o chulé (Foto Reprodução/Internet)
Existem outras formas de se livrar do problema do chulé?
Além dessas 3 formas você consegue eliminar o chulé deixando os pés de molho em água morna por cerca de 20 minutos. Coloque uma xícara de vinagre na panela com água para eliminar os maus odores e assim evitar que o mau cheiro volte aos sapatos.
MAS ATENÇÃO! Antes de guardar os sapatos novamente no armário, verifique sempre se eles não exalam odor desagradável devido à umidade derivada do suor, para que a situação não se agrave.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.