Uva popular e nº1 no Brasil é proibida pela ANVISA em 2025

ANVISA proibiu um lote de uva-passa escura sem semente nº 1 no Brasil após descoberta alarmante no Brasil e deixa milhares de consumidores em choque
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determinou, em maio de 2025, a proibição de certos lotes de uma das uvas mais populares no Brasil, ainda mais em pratos típicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da uva-passa escura sem semente, dos lotes 20-2023 e 25-2023, ambos com validade até 31/08/2024, importada pela Letha Indústria e Comércio.
Sendo assim, a partir de informações oficiais da resolução, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco levantou mais detalhes da proibição e os seus respectivos riscos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! Antes de prosseguirmos com a matéria, é bom deixar claro que o episódio afetou somente os lotes mencionados, ou seja, todos os demais, bem como linhas, permanecem sendo comercializados normalmente.

Amplamente distribuído
A empresa Letha Indústria e Comércio Ltda. importou o produto sem marca específica, e a SN Comércio de Alimentos e Especiarias Ltda. o comercializou.
A uva passa foi armazenada pela empresa Transportes Comércio de Alimentos e Armazenagens Mãe Ltda. (CNPJ 31.637.316/0001-12).
Inclusive, por estar presente em redes de atacado e varejo em embalagens neutras ou reembaladas sob marcas próprias, sua presença no mercado é significativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Toxina perigosa acima do limite
A medida foi motivada por laudo oficial emitido pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Pará (LFDA/PA), que identificou a presença de Ocratoxina A em níveis acima do permitido por lei.
Essa micotoxina, produzida por fungos, representa risco elevado à saúde humana, pois:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Pode fazer mal para os rins;
- Enfraquece as defesas do corpo;
- Em casos extremos, pode causar câncer.
Base legal e publicação oficial:
A suspensão foi oficializada pela Resolução RE nº 1.740, publicada no Diário Oficial da União (DOU nº 87) em 07 de maio de 2024, com base nos seguintes dispositivos legais:
- Instrução Normativa nº 88/2021 (Anexo II, item 2.5)
- Decreto-Lei nº 986/1969 (art. 48, inciso IV)
- Resolução RDC nº 655/2022 (art. 9º)
- Lei nº 9.782/1999 (art. 7º, inciso XV)
A ANVISA classificou o caso como irregularidade sanitária grave, dentro do escopo das ações de fiscalização em vigilância sanitária (assunto 70351), registradas no processo nº 25351.191671/2024-05.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida cautelar está ativa, conforme o expediente nº 0585130/24-1.
Lembrando que a SN Comércio de Alimentos e Especiarias Ltda. e a Transportes Comércio de Alimentos e Armazenagens Mãe Ltda. (CNPJ 31.637.316/0001-12), não possuem responsabilidades quanto à sua fabricação, uma vez que as mesmas apenas fazem o repasse ao comércio nacional.
Qual é a recomendação que a ANVISA deixa aos consumidores em caso de proibição de produtos como frutas e verduras?
Até o momento, não foram registrados casos de intoxicação vinculados diretamente aos lotes interditados.
No entanto, a ANVISA alerta para que consumidores verifiquem a embalagem de produtos envolvendo frutas, verduras e artigos sem marca.
Além disso, que acompanhe o site oficial da autarquia para evitar o consumo dos lotes mencionados.
Em caso de dúvida, o órgão orienta o contato com os canais de atendimento para orientação e devolução dos produtos.
Conclusão
Em suma, a proibição dos lotes de uva passa escura sem semente expõe falhas na cadeia de importação de alimentos, mesmo em produtos sem marca.
O episódio reafirma a importância da rastreabilidade e do controle laboratorial em toda a cadeia alimentar.
A atuação da ANVISA evidencia o papel estratégico da vigilância sanitária na proteção da saúde pública. As investigações continuam e novas medidas não estão descartadas.
Mas, para saber mais sobre outros casos bizarros envolvendo a alimentação, clique aqui. *
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.