Vai sair do armário? O real final de Sardinha, melhor amigo de Solange, em Vale Tudo

Sardinha choca ao surgir com amor em Vale Tudo e reacende debate sobre a sua sexualidade. Mas quem é, afinal, esse personagem que todos julgam conhecer?
Sardinha (Lucas Leto), melhor amigo de Solange (Alice Wegmann) no remake de Vale Tudo, da Globo, assumiu inesperadamente um certo amor na trama, o qual deu muito o que falar e até mesmo revoltou muitos telespectadores, afinal de contas todo mundo imaginava que uma hora ele sairia do armário e assumiria ser gay… Mas será mesmo?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leal, espirituoso e atento, o personagem passou boa parte da novela envolto em especulações.
Parte do público acreditava veementemente que ele fosse gay, outros apostavam em uma paixão platônica por Solange, já outros viam nele um exemplo de afeto fluido, sem rótulos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas um verdadeiro balde de água fria veio quando ele apareceu com uma namorada vinda do Canadá na última semana.
A revelação chocou não apenas os telespectadores, como até mesmo o seu chefe Renato (João Vicente de Castro), o qual também se indagou: “Namorada? Eu nem sabia que você tinha uma, ainda mais vinda do Canadá.”
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O que deixou no ar uma nova pergunta: Afinal, qual é a do Sardinha? Ainda tem chance de ele sair do armário? Ou vai ficar nesse campo de mistério?
Uma cena que virou o jogo
Quem acompanha sabe que no capítulo do último sábado (02), Sardinha foi ao flat-hotel acompanhado da namorada, e ali flagrou o momento exato em que Maria de Fátima (Bella Campos) se encontrava com o crápula do César (Cauã Reymond).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa revelação do romance escondido caiu como uma verdadeira bomba, ainda mais porque Solange, já em conflito com Fátima, entendeu a importância daquela descoberta e não hesitou, transformou a informação em arma.
A partir desse momento, a narrativa avança com velocidade, e o público está prestes a presenciar o fato mais aguardado por todos: O início da queda de Fátima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas ele é ou não?
Apesar da surpresa da aparição com a namorada, o debate sobre a sexualidade de Sardinha não cessou.
O personagem segue cercado de ambiguidade, algo considerado raro em produções que costumam rotular claramente seus personagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a NDTV, o ator Lucas Leto chegou a indicar que o personagem não se limita a classificações convencionais, se identificando com a sexualidade mais fluida.
Quando se trata de vida real, de fato, o que importa é ser o que se é sem medo de julgamentos ou necessidade de ficar se auto afirmando o tempo todo, afinal de contas, toda forma de amor vale a pena, como diria a música.
No entanto, visto que a novela optou por não mergulhar nesse arco e, pelo que deu a entender, a namorada canadense serviu apenas como instrumento narrativo e uma desculpa para esse “flagra”, acabou gerando críticas de parte do público, o qual esperava um tratamento mais honesto e aprofundado.
Quem era Sardinha em 1988?
Na versão original de Vale Tudo, exibida entre 1988 e 1989, Sardinha (Otávio Müller) também atuava como braço direito de Solange (Lídia Brond) e se destacava pelo bom humor e pela lealdade.
Mas, ao contrário do remake, a trama nunca sugeriu ambiguidade sobre sua sexualidade.
Sardinha teve um final real, sem grandes transformações ou arcos dramáticos. Ele permaneceu até o fim como coadjuvante simpático, porém, responsável pela queda de Mária de Fátima da mesma forma.
No remake, apesar de o Sardinha ter conquistado uma certa visibilidade, ele não necessariamente profundidade.
Está mais como um catalisador de acontecimentos maiores, sem se comprometer com seu desenvolvimento interno.
Mas, a dúvida permanece: “Será que ele realmente sairá do armário? Ou a aparição da namorada encerra a discussão e o define como hétero, ponto final?”
O fato é que, se Vale Tudo quer atualizar sua narrativa para refletir os dilemas contemporâneos, Sardinha pode e deve ser mais do que uma peça de roteiro.
Ele já demonstrou ter carisma, presença e função estratégica.
Resta saber se o personagem irá finalmente ganhar essa complexidade que ele merece. E você? O que acha do personagem? Deixe aqui nos comentários.
Mas para saber mais sobre a trama, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.