Falência e shoppings abandonados: Maior varejista dá adeus e substituta age às pressas para engolir lojas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/01/2024 6h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Varejista (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

Após passar por falência e abandonar shoppings, maior varejista dá adeus e substituta toma os espaços

E se você pensa que o famoso “jogo de cadeiras” acontece somente na televisão, está muito enganado!  No mundo das grandes marcas e varejistas isso também ocorre e em uma frequência não tão rara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, em setembro de 2023, uma notícia surpreendente envolvendo o cenário varejista, deixou milhares de consumidores completamente embasbacados com situação.

Isso porque, uma das maiores varejistas anunciou que havia encerrado TODAS as suas atividades presenciais, cujas lojas ficavam localizadas majoritariamente em shoppings em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da centenária Saraiva, que executar esses fechamentos, outra concorrente agiu às pressas para dominar os espaços deixados pela gigante e engolir lojas.

Saraiva (Foto Reprodução/Internet)

Saraiva (Foto Reprodução/Internet)

Falência e cenário conturbado

Apenas para relembrar, no dia 20 de setembro deste ano, após passar por um momento turbulento, com direito à pedido de falência e dívidas, a Saraiva decidiu fechar TODAS as suas portas, permanecendo somente no mundo virtual do e-commerce*

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Porém, em outubro, de acordo com o portal Metrópoles, ela protocolou de vez o seu pedido de falência através da  2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca da Capital do Estado de São Paulo.

Através de um  comunicado oficial, ela informou que a RSM Brasil Auditores Independentes não prestaria mais serviços de auditoria à rede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A livraria Leitura, tomará conta dos espaços deixados pela Saraiva, nos shoppings (Foto Reprodução/Internet)

A livraria Leitura, tomará conta dos espaços deixados pela Saraiva, nos shoppings (Foto Reprodução/Internet)

De acordo com o portal Suno, no dia 07 de outubro A 2º Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou em DEFINITIVO a falência da mesma, tendo assim, o sonho oficialmente acabado …

Com isso, a empresa deixou oficialmente de existir e seus bens passaram a integrar a massa falida, cuja qual será gerida por um administrador judicial que, deverá colocar os bens em leilões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

Tá dominado

Mas ainda em setembro de 2023, de acordo  com O Globo, a Livraria Leitura fechou contrato para ocupar pelo menos nove shoppings abandonados pela Saraiva que, como mencionamos, encerrou o que restava de suas lojas físicas permanentemente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento é a continuidade de uma estratégia que permitiu ao grupo mineiro ultrapassar cem unidades pelo país justamente preenchendo o espaço deixado NÃO apenas pela  Saraiva como da Livraria Cultura.

Veja abaixo o cronograma da abertura em 2023:

  • Outubro: Serão abertas duas lojas da Leitura em Belém (no Grão Pará e no Boulevard)
  • Novembro: Serão abertas as de Niterói (RJ, no Plaza), Fortaleza (Bosque) e Natal (Midway Mall)
  • Dezembro: Estão previstas inaugurações em Caxias do Sul (RS, no Villagio), São Paulo (Metrô Tatuapé) e Santo André (SP, no Grand Plaza). No começo do ano que vem, será a vez de Osasco (Super Shopping).

Quais são as projeções da Livraria Leitura em 2024?

O Ceo da nova concorrente, Marcus Teles, cujo irmão fundou a primeira unidade da Leitura, em Belo Horizonte, as lojas serão inauguradas em  pontos diferentes daqueles antes ocupados pela Saraiva.

De acordo com Teles, há outras negociações para aberturas em espaços outrora ocupados pela Saraiva. O plano é abrir 11 unidades neste ano de 2024.

Marcus Teles (Foto Reprodução/Internet)

Marcus Teles (Foto Reprodução/Internet)

A expansão da Leitura é, até agora, a validação de um modelo diferente daquele das rivais.

Enquanto Saraiva e Cultura digladiavam-se por endereços de prestígio, dimensões superlativas e estoques onívoros, a rede mineira cresceu perseguindo lojas médias em regiões e cidades esnobadas pelas grandes redes.

Com a crise das duas gigantes, a Leitura se tornou o maior grupo do varejo livreiro brasileiro em 2021 e agora já possui mais de cem lojas pelo país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.