Nessa matéria, falamos de uma varejista de roupas que esteve perto da falência. Mas, a empresa conseguiu se recuperar e ressurgiu
Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que o setor varejista é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Quando o assunto diz respeito a moda, por exemplo, temos grandes representantes como a Riachuelo, Renner, C&A, entre outras marcas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ter espaço para todas as empresas, uma marca tão popular como a Riachuelo esteve bem perto de fechar as portas. Contudo, a varejista deu a volta por cima e ressurgiu das cinzas após quase ir a falência. Estamos falando sobre a True Classic.
Segundo o portal CNBC, a empresa acabou sendo criada em 2019 por Ryan Bartlett, Nick Ventura e Matthew Winnick. Sem experiência com moda, eles investiram modestos US$ 3.000 para criar uma linha de roupas masculina inovadora que na visão deles faltava no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eles desenvolveram camisetas que não esticavam, não encolhiam e caiam bem em qualquer tipo de corpo. Sabe o melhor? Com um preço acessível. No primeiro mês, a varejista de moda faturou US$ 26.000. Após o sucesso, eles fizeram um alto investimento e se endividaram.
Eles encomendaram em 2021 um estoque para o ano e decidiram pedir muito mais do que realmente poderiam vender. Com isso, a True Classic acumulou uma dívida impagável. Milhares de roupas ficaram empilhadas e a varejista ficou a beira de fechar as portas em definitivo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Processo de recuperação da varejista rival da Riachuelo
Por quase dois anos, os empresários tiveram que cortar margens de lucro, a negociar pagamentos de juros e a buscar financiamento para salvar a marca. Diante disso, o trio de amigos recorreu à Wayflyer, uma financiadora que oferece crédito para startups de e-commerce.
A nova estratégia deu resultados e eles recuperaram a varejista de moda do fundo do poço. Eles contrataram uma equipe de planejamento de demanda e diversificaram suas operações para conquistar mercados internacionais. Atualmente, a empresa conquista mais e mais espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
A True Classic acabou se tornando uma empresa consolidada na moda. Contudo, antes de explodir mudo afora, a varejista esteve perto de decretar falência. Contudo, seus donos conseguiram reverter a situação e atualmente a marca se tornou um fenômeno de vendas.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Por fim, confira mais matérias sobre falência clicando aqui.