Venâncio chora: Farmácia nº1 do RJ ressuscita da falência https://tvfoco.uai.com.br/venancio-chora-farmacia-no1-rj-ressuscita-falencia O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Mon, 01 Dec 2025 16:55:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Venâncio aos prantos: Farmácia nº1 ressuscita da falência no RJ e anuncia 100 novas unidades https://tvfoco.uai.com.br/venancio-chora-farmacia-no1-rj-ressuscita-falencia/ Fri, 07 Mar 2025 12:50:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2347950 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Rede de farmácia ressurge após falência e nova gestão ameaça rivais, como a Venâncio, no RJ (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita Canva/Logos/Freepik)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

E a Rede Venâncio, uma das mais tradicionais redes de farmácias do Rio de Janeiro, uma vez que está ativa desde 1979, pode ter motivos para “chorar” com a ressurreição de uma de suas rivais, vista como nº1 para milhares de consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após enfrentar a falência, uma rede liderada pelo empreendedor Thiago Tortelott renasceu das cinzas ao se juntar a um conglomerado de farmácias, a Farmarcas, e agora ameaça o mercado com um modelo de negócios inovador e altamente competitivo.

A história de superação de Tortelott e a ascensão de sua rede sob uma das bandeiras da Farmarcas mostram que a Venâncio agora ganhou mais um forte rival no varejo farmacêutico fluminense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações coletadas por meio do portal Panorama Farmacêutico, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes dessa reviravolta no setor.

Entenda a falência:

Thiago Tortelott, gestor de farmácia e filho de comerciantes da Baixada Fluminense, conectou-se desde cedo com o empreendedorismo.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Nascido e criado em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, ele aprendeu com os pais, Geílson Eleutério e Maria Celeste Tortelott, a importância do trabalho duro.

Aos 13 anos, em 2004, Tortelott começou a trabalhar em uma farmácia de bairro, onde descobriu sua paixão pelo varejo farmacêutico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thiago Tortelott em sua farmácia que hoje carrega a bandeira da Ultra Popular (Foto Reprodução/Panorama Farmacêutico)

Ele iniciou sua trajetória limpando prateleiras e fazendo entregas, mas rapidamente evoluiu para cargos de vendedor e, posteriormente, gerente.

  • Primeira farmácia própria: No ano de 2012, com a ajuda de um primo farmacêutico, Tortelott abriu sua primeira farmácia no bairro de Xerém. O sucesso foi imediato, e a unidade se expandiu para cinco pontos de venda (PDVs).
  • A derrocada: No entanto, sua falta de conhecimento em gestão levou a rede à falência em 2014. Com isso, sobrou apenas a primeira loja… No entanto, essa queda serviu como um “choque de maturidade” para o empresário.

A virada: Conhecimento e parcerias estratégicas:

Após a falência, Tortelott decidiu investir em sua formação. Com o apoio do irmão, Victor Carlos, ele buscou cursos de especialização e treinamentos em gestão, incluindo programas do Sebrae.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante sete anos, o empresário focou em aprendizado e networking, comparando esse período ao crescimento de um bambu: lento, mas consistente.

  • Nova sociedade: Foi no ano de 2021 que Tortelott presenteou o irmão com a farmácia de Xerém e ingressou em uma parceria com Jorge Faria, o qual administrava cinco PDVs. Juntos, expandiram a rede para oito unidades.
Rede Ultra Popular pertence ao grupo Farmarcas (Foto Reprodução/Farmarcas)
Rede Ultra Popular pertence ao grupo Farmarcas (Foto Reprodução/Farmarcas)
  • Ingresso na Farmarcas: Por meio da Febrafar (Federação Brasileira de Redes Associativistas e Independentes de Farmácias), os empreendedores conheceram a Farmarcas, um conglomerado que oferece suporte administrativo, compras centralizadas e estratégias de mercado.

Em 2022, iniciaram o processo de conversão das lojas para a bandeira Ultra Popular, uma das marcas do grupo.

Thumbnail Video Youtube

O sucesso por intermédio da Farmarcas

Desde a adesão à Farmarcas, as farmácias de Tortelott tiveram um crescimento de 27% nas vendas.

Atualmente, ele administra cinco unidades no Rio de Janeiro, com planos de expandir ainda mais.

  • Vantagens competitivas: A Farmarcas, liderada por Edison Tamascia, é conhecida por sua capacidade de antecipar movimentos do mercado. O modelo associativista permite que as farmácias independentes competem com redes maiores, como a Venâncio, oferecendo preços competitivos e uma gestão eficiente.
Thumbnail Video Youtube
  • Planejamento para o futuro: Tortelott planeja atingir a marca de 100 lojas até 2030, um objetivo que parece cada vez mais tangível graças ao suporte da Farmarcas.

Mas por que a Rede Venâncio deve se preocupar com a concorrência?

A ascensão de redes como a de Tortelott, sob a bandeira Ultra Popular, que como mencionamos acima pertence ao conglomerado da Farmarcas, representa uma ameaça significativa para a Rede Venâncio.

Afinal de contas, a bandeira é tão conhecida quanto, uma vez que está no mercado desde 2012 e possui toda condição de oferecer uma estrutura com:

  • Preços competitivos: A Farmarcas consegue negociar melhores condições com fornecedores, repassando economias aos consumidores.
  • Gestão eficiente: O suporte em gestão e marketing oferecido pelo grupo permite que as farmácias associadas foquem no atendimento ao cliente e na expansão.
Farmarcas (Foto Reprodução/Internet)
Farmarcas (Foto Reprodução/Internet)
  • Expansão acelerada: Com o respaldo da Farmarcas, redes como a de Tortelott estão se expandindo rapidamente, conquistando territórios antes dominados pela Venâncio.

Ou seja, a Venâncio irá precisar se reinventar cada vez mais para escapar do risco de perder relevância no competitivo varejo farmacêutico do Rio de Janeiro.

Quais são as maiores farmácias do Rio de Janeiro atualmente?

De acordo com a Econodata, além da Venâncio, o Rio de Janeiro conta com outras grandes redes de farmácia em todo seu território, incluindo:

  • Casa Granado;
  • SP Distribuidora;
  • Tecnofarma;
  • Farmácia do Leme.

Conclusão:

A Rede de farmácias Venâncio, tradicional no RJ, enfrenta a ameaça da ressurreição de uma rival: a rede de Thiago Tortelott, que superou a falência ao se juntar à Farmarcas.

Com um modelo associativista que oferece gestão eficiente e preços competitivos, a rede de Tortelott cresceu 27% e planeja expandir para 100 lojas até 2030.

Agora, a Venâncio precisa se reinventar para competir com esse novo modelo de negócios. Mas, para saber outros casos de ressurreição de empresas, clique aqui*.

The post Venâncio aos prantos: Farmácia nº1 ressuscita da falência no RJ e anuncia 100 novas unidades appeared first on TV Foco.

]]>