Venda de 100 unidades e pedido de falência: Rede de restaurantes nº1 apela para sobreviver em 2025

Rede de restaurantes nº1 e ícone da cultura casual americana, entra com pedido de falência nos EUA e vende 100 unidades, surpreendendo consumidores
Ainda entre fevereiro e março de 2025, uma das redes mais queridas e reconhecidas da alimentação casual nos Estados Unidos, apelou ao entrar oficialmente com pedido de falência sob o Capítulo 11 da Lei de Falências norte-americana, a fim de tentar sobreviver.
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Trata-se do Hooters, o qual já foi símbolo de sucesso e ocupava uma posição de preferência admirável em seu segmento.
Inclusive, a rede chegou a vender 100 unidades próprias para dois grupos de franqueados, ainda em 2024, a fim de amortecer ainda mais a crise.
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A notícia provocou surpresa e apreensão entre consumidores e fãs da marca, que acompanham de perto os desdobramentos de uma crise financeira que se arrasta há anos.

Sendo assim, a partir de informações divulgadas pela reportagem da Bloomberg, Estadão e CNN, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todo o parâmetro da situação e os impactos no setor até agora.
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O que aconteceu?
Fundada em 1983 na Flórida, a Hooters expandiu rapidamente graças ao seu modelo descontraído de atendimento, com ambiente informal, esportes na televisão e um cardápio simples, baseado em asas de frango, hambúrgueres e cerveja.
A imagem da marca se consolidou com garçonetes vestidas em uniformes icônicos, e o conceito ganhou projeção internacional.
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No auge, ultrapassou 300 unidades em diversos países.
Desde 2018, no entanto, a empresa começou a apresentar sinais de retração.
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Dados da consultoria Technomic indicavam que, naquele ano, a rede iniciou um ciclo de fechamento de unidades — redução que chegou a cerca de 12% da operação global.
A situação passou a se agravar nos anos seguintes:
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- Em 2021, a empresa emitiu títulos lastreados em ativos no valor de US$ 300 milhões, numa tentativa de injetar liquidez. A operação, porém, não foi suficiente para estancar a queda no fluxo de clientes e o aumento desenfreado de custos com insumos e mão de obra.
- Ao longo de 2024, a CNN e outras fontes locais reportaram o fechamento de diversas unidades em estados como Flórida, Kentucky, Rhode Island, Texas e Virgínia.
- A empresa confirmou que os encerramentos foram motivados por pressões financeiras crescentes e aumento nos custos operacionais, sobretudo em alimentos e pessoal.
- No final de maio de 2024, a Hooters anunciou oficialmente a venda de 100 unidades próprias para dois grandes franqueados — que já operavam restaurantes da rede nas regiões de Tampa, na Flórida, e Chicago.
O pedido de socorro:

De acordo com a marca, esses grupos representam aproximadamente um terço das franquias em operação no território americano.
No dia 31 de março de 2025, a companhia entrou com pedido de proteção contra falência no Tribunal do Texas.
A medida visava reestruturar dívidas e manter a operação em funcionamento durante o processo, semelhante ao que no Brasil é conhecido como recuperação judicial.
A expectativa da empresa é sair do Chapter 11 em um prazo de 90 a 120 dias.
Declarações da empresa
Na ocasião em que se fez o anúncio do pedido de falência, o CEO da Hooters of America, Sal Melilli, afirmou:
“O anúncio de hoje representa um marco importante em nossos esforços para reforçar a base financeira do Hooters e continuar oferecendo a experiência de hospitalidade obcecada pelos hóspedes e a comida deliciosa que nossos clientes e comunidades esperam.”
A empresa também declarou que continuará operando normalmente durante o processo e que está avaliando a “pegada operacional”.
O que poderia significar o fechamento de mais unidades, embora não tenha confirmado quantas ou quando.
Neil Kiefer, CEO da Hooters Inc. — grupo franqueado que agora lidera parte da reestruturação — disse à Bloomberg que o objetivo é:
“Voltar às raízes da marca e tornar os restaurantes mais familiares.”
Ele criticou as gestões anteriores, feitas por grupos de private equity, alegando que não tinham “histórico ou experiência com a marca Hooters”.
Ao procurar sobre a situação atual da rede, a equipe do TV Foco apurou que a mesma ainda segue em recuperação judicial.
Quando o Hooters saiu do Brasil?
A Hooters desembarcou no Brasil em 2002, com uma unidade localizada em São Paulo, na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, próxima à Avenida Paulista.
Em 17 de janeiro de 2022, a última unidade brasileira fechou definitivamente as portas.
De acordo com Marcel Gholmieh, presidente da holding Infinity Services — então responsável pela operação nacional da rede —, não havia nenhuma previsão de retorno da Hooters ao mercado brasileiro.
A empresa também operava no país as marcas Wendy’s e Jamie’s Italian.
Conclusão:
Em suma, a Hooters, símbolo da cultura casual americana, enfrenta seu maior desafio em mais de quatro décadas de história.
O pedido de falência e a venda de 100 unidades marcam um capítulo crítico na trajetória da marca, que tenta preservar sua relevância.
Mesmo com discurso otimista e planos de reestruturação, o cenário exige cautela, especialmente diante de um mercado altamente competitivo.
Por fim, aqui no Brasil, a marca encerrou operações em 2022 e, até o momento, não há qualquer indicativo de retorno.
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Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.