Volkswagen comprou montadora de renome, mas ela ressurgiu das cinzas
Atualmente existem diversas montadoras no Brasil, mas uma em questão que não está mais em atividade é dona de uma história conturbada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora famosa de carros fez bastante sucesso, mas acabou vendida à Volkswagen e fechou suas portas. O que poucos esperavam é que a empresa ressurgiria das cinzas e voltasse ao mercado automobilístico nacional.
A empresa em questão é a multinacional Chrysler, que iniciou suas operações no país em 1967, quando comprou as instalações da francesa Simca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A princípio a montadora apenas remodelou alguns modelos da Simca, mas em 1969 começou a lançar linhas próprias como Dart, Charger, D100 e Polara.
Após fazer um certo sucesso em terra tupiniquins, em 1979 a empresa decidiu fechar as portas, após enfrentar uma crise. As operações da Chrysler foram vendidas no Brasil para a Volkswagen, restando apenas a fábrica localizada em São Bernardo do Campo, que continuou produzindo alguns veículos pesamos por mais algum tempo, mas acabou também encerrando suas atividades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1998 a montadora ressurgiu das cinzas e tentou se estabelecer em solo brasileiro novamente, dando início as montagens da picape Dakota em uma nova fábrica em Campo Largo (PR), mas novamente não deu certo e parou de funcionar três anos depois.
Mas se engana quem pensa que a Chrysler se deu como derrotada, isso porque em 2015 a montadora retornou ao Brasil em parceria com FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que uniu-se ao Grupo PSA, criando a Stellantis, que produz veículos da Jeep desde 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Chrysler tentou negócios no Brasil por diversas vezes (Foto: Reprodução Internet)
QUAL A ORDEM GERADA PELA VOLKSWAGEN CAUSOU CHOQUE?
Nas últimas semanas uma ordem gerada pela gigante Volkswagen causou choque, isso porque a montadora desistiu de suspender parte da produção da fábrica de Taubaté, São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão vem diante o plano do governo de desoneração de impostos federais dos carros. Para ler a matéria completa, Clique Aqui!
Logo da Volkswagen – Foto Reprodução Internet