Vendida à Fiat e fim de produções: O triste dia em que montadora de carros gigante fechou as portas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

18/04/2024 13h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Montadora / Logo da FIAT - Montagem TVFOCO

O triste dia em que montadora de carros gigante fechou as portas

Quando o assunto se trata das maiores montadoras de veículos do Brasil e no mundo, a Fiat se destaca em meio as gigantes nesse mercado que só cresce a cada ano que passa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, nesta quinta-feira (18), vocês irão relembrar a história de uma outra montadora que durante anos, fez a alegria dos seus clientes. Contudo, com venda a Fiat e fim das produções, ela acabou fechando as suas portas.

Estamos falando da Fábrica Nacional de Motores. Para quem não sabe, a Fábrica Nacional de Motores, que ficou muito conhecida durante sua história, como “Fenemê”, foi uma empresa brasileira concebida inicialmente para produzir motores aeronáuticos, mas ampliou a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis. As informações são no Wikipédia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Toda sua história se iniciou no ano de 1939, quando o coronel Antônio Guedes Muniz propôs a construção de uma fábrica de motores aeronáuticos. Dito isso, ao decorrer dos anos, foi em 1949 é que a fábrica encontrou seu rumo, e então fixou um acordo com a marca italiana Isotta Fraschini, fazendo com que a FNM fosse a primeira empresa a fabricar caminhões no Brasil.

As informações dão conta ainda de que a montadora logo estreou com o D-7.300, um modelo de cabine convencional, motor a diesel e capacidade para 7,5 toneladas de carga.  E com isso, outros modelos passaram a serem lançados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

FNM 210 - Foto Reprodução Internet
FNM 210 – Foto Reprodução Internet

Já no ano de 1960,  FNM lançou-se na produção de um sedã de luxo, o FNM JK, que mais tarde passou a se chamar FNM 2000. Foi o carro mais caro do Brasil, na época.

FNM D-11.000 truck, 1964 - Foto Reprodução Internet
FNM D-11.000 truck, 1964 – Foto Reprodução Internet

Pois bem, foi no ano de 1977, que a empresa foi vendida à Fiat, que continuou a fazer o modelo 180 por mais dois anos e fechou as portas da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, mais recentemente, no ano de 2008, uma empresa de mobilidade adquiriu o direito ao uso da marca e logotipo da FNM, para fabricar caminhões elétricos, alterando o nome para Fábrica Nacional de Mobilidade.

Quais é o carro mais vendido da Fiat?

De acordo com informações do portal Exame, por mais um ano, o Strada, da montadora italiana Fiat, liderou as vendas de veículos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram 120.600 emplacamentos no carro, 8.144 a mais do que em 2022. A Strada encabeça a lista desde 2021, quando foi o veículo mais vendido do ano pela primeira vez e derrubou do topo da lista o Chevrolet Onix, que havia sido o líder por seis anos seguidos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.