Fiat comprou montadora do Brasil
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os carros se tornaram uma verdadeira paixão mundial, principalmente, pela praticidade. Nesse sentido, podemos citar uma série de montadoras que se tornaram queridinhas em todo o mundo, como a Fiat, Volkswagen, Chevrolet, dentre outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, por exemplo, falaremos de uma montadora de carros que acabou fechando suas portas sendo vendida para a Fiat. Para quem não sabe, estamos falando a respeito da Fábrica Nacional de Motores, que ficou muito conhecida durante sua história, como “Fenemê”.
A montadora brasileira foi concebida inicialmente para produzir motores aeronáuticos, mas ampliou a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis. Toda sua história se iniciou no ano de 1939, quando o coronel Antônio Guedes Muniz propôs a construção de uma fábrica de motores aeronáuticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a partir de 1949 a Fenemê ampliou sua atuação e passou a fabricar caminhões e automóveis, dando início à primeira linha de montagem de caminhões brasileira. Após alguns anos produzindo modelos nacionais, FNM passou a ser controlada pela empresa Alfa Romeo.
Segundo o portal Revista Caminhoneiro, em 1973, a Fiat comprou parte das ações da Alfa Romeo, e em 1976 assumiu total controle da empresa italiana. Em 1985, já administrada pela Iveco, empresa italiana pertencente ao grupo Fiat, a FNM encerrou suas atividades no Brasil devido à queda nas vendas de caminhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior montadora de carros do mundo?
Segundo informações do portal Bloomberg, a montadora Toyota vendeu mais veículos de passageiros do que qualquer outra empresa em 2023, ultrapassando a alemã Volkswagen e se tornando a maior montadora de automóveis do mundo pelo quarto ano consecutivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE