Vendida à Fiat: O dia em que montadora de carros fechou portas https://tvfoco.uai.com.br/vendida-a-fiat-o-dia-montadora-carros-fechou-portas O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sun, 28 Sep 2025 10:30:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Vendida à Fiat e encerramento de produções: O triste dia em que montadora de carros gigante fechou portas https://tvfoco.uai.com.br/vendida-a-fiat-o-dia-montadora-carros-fechou-portas/ Fri, 09 Jun 2023 14:01:58 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=1721776 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Loja da FIAT - Foto Reprodução Internet
Loja da FIAT - Foto Reprodução Internet
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Tente não se impactar ao saber qual a montadora de carros, foi vendida a Fiar e encerrou produções

Sabemos que, no Brasil, temos inúmeras montadoras de carros de grande sucesso, que fabricam os veículos mais desejados da atualidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, o que muita gente nem imagina, é que uma das famosas montadoras que já passaram por aqui, acabou fechando suas portas, foi vendida à Fiat, e teve o encerramento de suas produções. Vamos saber qual?

Estamos falando da Fábrica Nacional de Motores. Para quem não sabe, a Fábrica Nacional de Motores, que ficou muito conhecida durante sua história, como “Fenemê”, foi uma empresa brasileira concebida inicialmente para produzir motores aeronáuticos, mas ampliou a sua atuação para a fabricação de caminhões e automóveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Toda sua história se iniciou no ano de 1939, quando o coronel Antônio Guedes Muniz propôs a construção de uma fábrica de motores aeronáuticos.

Dessa forma, ao decorrer dos anos, foi em 1949 é que a fábrica encontrou seu rumo, e então fixou um acordo com a marca italiana Isotta Fraschini, fazendo com que a FNM fosse a primeira empresa a fabricar caminhões no Brasil.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A montadora logo estreou com o D-7.300, um modelo de cabine convencional, motor a diesel e capacidade para 7,5 toneladas de carga.  E com isso, outros modelos passaram a serem lançados.

Já no ano de 1960,  FNM lançou-se na produção de um sedã de luxo, o FNM JK, que mais tarde passou a se chamar FNM 2000. Foi o carro mais caro do Brasil, na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FNM 210 - Foto Reprodução Internet

FNM 210 – Foto Reprodução Internet

FNM D-11.000 truck, 1964 - Foto Reprodução Internet

FNM D-11.000 truck, 1964 – Foto Reprodução Internet

Quando a Fábrica Nacional de Motores foi vendida?

Foi no ano de 1977, que a empresa foi vendida à Fiat, que continuou a fazer o modelo 180 por mais dois anos e fechou as portas da empresa.

Dessa forma, mais recentemente, no ano de 2008, uma empresa de mobilidade adquiriu o direito ao uso da marca e logotipo da FNM, para fabricar caminhões elétricos, alterando o nome para Fábrica Nacional de Mobilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

The post Vendida à Fiat e encerramento de produções: O triste dia em que montadora de carros gigante fechou portas appeared first on TV Foco.

]]>