Pedaços de vidro e fezes de rato: Os dois produtos AMADOS proibidos pela ANVISA e situação agora (08)

A ANVISA bateu o martelo e arrancou os produtos amados das prateleiras
Responsável por criar normas, regulamentos e dar suporte para todas as atividades no Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) promove a proteção da saúde de todos pelo controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante destacar que, o órgão entra em cena com o objetivo de garantir que produtos de qualidade sejam disponibilizados aos consumidores finais. E por falar nisso, a Agência determinou a proibição da venda por risco à saúde de dois produtos AMADOS.
Um dos produtos, vale destacar, trata-se de uma marca de café. Por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 997, DE 23 DE MARÇO DE 2023, a ANVISA suspende a comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra, com validade de 27/04/2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a medida que resultou na proibição do produto levou em consideração o resultado do laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro.
O documento em questão apresenta resultados insatisfatórios no que diz respeito o ensaio de pesquisa de matérias estranhas que apontam um risco à saúde, devido o resultado inadequado com a presença de pedaços de vidro no lote em questão.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Grãos de café – Foto: Reprodução/Internet
Outro produto que foi barrado pela ANVISA, segundo as informações do ‘Jornal da Paraíba’, se trata de um lote específico de arroz da empresa ‘Favorito’, em janeiro de 2017.
É importante frisar que a medida se aplica exclusivamente ao lote 00204, cuja validade se encerraria em (25) de fevereiro daquele ano. O motivo para retirada do produto do mercado foi a detecção de excrementos de roedores depois de testes laboratoriais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a determinação do órgão foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União (DOU) em (02) de janeiro de 2017.
Segundo a fonte, por meio de análises ficou evidenciado que amostras do lote apresentavam substâncias estranhas com indicativos de riscos à saúde. Além disso, foi constatado que o lote de arroz possuía pelos de roedores, fragmentos de insetos e até larvas de insetos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a Anvisa bateu o martelo e determinou que a empresa Total Cesta Básica de Alimentos recolhesse todos os estoques do lote no mercado.
É válido lembrar que apenas os lotes específicos dos dois produtos tiveram suas vendas proibidas. Atualmente, as marcas seguem distribuindo e vendendo seus produtos.

Marca de arroz proibida pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
QUAL A FUNÇÃO DA ANVISA?
No Brasil, a autarquia é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no país.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br