Churrasco cancelado: Vigilância Sanitária interdita supermercado após venda de carne com mosca

Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado em Pouso Alegre após flagrar moscas, falhas de higiene e risco à saúde
E milhares de consumidores que se programaram e compraram a carne do churrasco de Ano Novo se surpreenderam na região de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Isso porque a Vigilância Sanitária interditou, no dia 17 de dezembro, o setor de açougue de um supermercado popular da cidade. O fato ocorreu após o flagra da presença de moscas-varejeiras sobre carnes expostas à venda e uma sequência de falhas graves de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida interrompeu imediatamente a venda dos produtos e reacendeu o alerta sobre segurança alimentar às vésperas do período de festas.
A fiscalização
De acordo com o G1, a equipe de fiscalização agiu após receber denúncia e encontrou um cenário considerado incompatível com as normas sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os fiscais constataram grande quantidade de moscas na área de manipulação e atendimento do açougue, o que caracteriza ausência de controle integrado de pragas e vetores.
A Vigilância Sanitária também identificou:
- Falhas severas nas boas práticas de manipulação das carnes;
- Problemas de higienização;
- Limpeza inadequada do ambiente;
- Irregularidades nos procedimentos de conservação dos produtos.
Conforme exposto pelo órgão municipal, essas condições comprometem diretamente a segurança sanitária dos alimentos e representam risco real à saúde dos consumidores, especialmente pelo potencial de contaminação cruzada.
Interdição parcial
Diante das irregularidades, a Vigilância Sanitária determinou a interdição parcial do açougue e instaurou um processo administrativo sanitário contra o estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O setor só poderia retomar as atividades após corrigir todas as falhas apontadas e cumprir integralmente a notificação lavrada pelos fiscais.
Além disso, uma nova vistoria ficou de confirmar se as exigências legais foram atendidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não é de hoje…
No entanto, essa interdição não foi um episódio isolado. Ainda de acordo com o G1, em agosto, o mesmo supermercado já havia sido interditado após outra denúncia.
Na ocasião, fiscais encontraram um rato circulando próximo a prateleiras, além de fezes de roedores, restos de alimentos no chão e falhas graves de limpeza nas áreas internas e externas.
A fiscalização também identificou produtos vencidos, avariados e armazenados sem a devida conservação.
Apesar de o comércio ter sido liberado dias depois, após cumprir adequações e passar por nova inspeção, essa reincidência pesou na decisão atual da Vigilância Sanitária.
Manifestações e situação atual
O Mineirão Atacarejo, até o momento, não enviou respostas até a última atualização da matéria. Mas, o espaço permanece aberto para a manifestação da empresa.
Também não encontramos dados oficiais que confirmassem a reabertura do açougue e a regularização da situação.
Como fazer uma denúncia para a Vigilância Sanitária?
Para fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária, você deve:
- Usar os canais da Ouvidoria do SUS (136, Fala.BR);
- Ligar para a prefeitura local (como o 156 em SP);
- Acessar o site da Anvisa/órgão estadual/municipal.
Tudo isso focando em detalhes como endereço, tipo de irregularidade (higiene, alimentos vencidos, insetos) para um atendimento mais eficiente.
Mas, para saber mais informações sobre a ANVISA, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.