Falta de higiene e contaminação: Vigilância Sanitária interdita fábrica popular de pães e liga alerta em brasileiros

Vigilância Sanitária interdita fábrica de pães conhecida no bairro São João, em Itajaí
Nesta terça-feira, 11, a Vigilância Sanitária interditou uma fábrica de pães conhecida no bairro São João, em Itajaí, após encontrar graves problemas de higiene indícios de desvio de carga. Durante a operação, as equipes apreenderam cerca de 30 toneladas de trigo que estavam sendo descarregados irregularmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal NSC Total, a Polícia Civil e a Receita Estadual devem abrir uma investigação para descobrir de onde veio o trigo e para onde seria encaminhado.
A ação começou quando o diretor da Vigilância Sanitária, Silvio Schaadt, passava por um comércio na Rua Hildebrando José da Silva e flagou funcionários descarregando sacas de trigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, Silvio pediu a documentação do estabelecimento e do produto. Como a fábrica não apresentou o alvará sanitário nem licença de funcionamento, ele acionou a Polícia Militar e outros fiscais.
Autoridades já vinham monitorado o estabelecimento, mas a situação agravou quando funcionários mostraram uma nota fiscal indicando que a carga deveria ser entregue em Indaial e não em Itajaí.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desse modo, o desvio resultou em uma multa para a transportadora e para o proprietário da fábrica de pães.
Falta de higiene
Durante a vistoria, os fiscais da Vigilância Sanitária encontraram um cenário crítico:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Falta de higiene
- Desorganização
- Chão sujo
- Esgoto a céu aberto próximo a área de produção.
As autoridades ainda apreenderam cerca de de três toneladas de pães prontos para venda por risco de contaminação.
Além disso, a Vigilância Sanitária determinou a interdição imediata da fábrica, que só poderá voltar a funcionar após regularizar toda a documentação e realizar uma limpeza completa do espaço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Civil e a Receita Estadual também investigarão a possibilidade da venda do trigo por um preço abaixo do mercado, o que pode indicar um esquema de comércio ilegal.
Os responsáveis devem responder por desvio e transporte irregular de mercadorias, além das infrações sanitárias constatadas no local.
Por fim, como a Vigilância Sanitária não divulgou o nome da empresa, não é possível confirmar se ela se pronunciou, porém o espaço segue aberto para manifestação.

Riscos à saúde
De fato, consumidor produtos fabricados em locais com falta de higiene pode trazer vários riscos à saúde do consumidor.
Isso porque, ambientes sujos podem facilitar a proliferação de bactérias, fungos e até mesmo vírus, que podem causar intoxicações alimentares, febre, vômitos, náuseas e mais.
Além disso, fábricas sem higiene podem atrair ratos, baratas e moscas. Esses animais carregam doenças e podem contaminar alimentos, trazendo riscos ao consumidor.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.