Mofo, ferrugem e salsichas na pia: Vigilância Sanitária interdita fábrica nº1 de salgados em Florianópolis

Condições precárias e indignação: Fábrica de salgados, vista como nº 1, é interditada em SC após flagrante chocante da Vigilância Sanitária
No dia 22 de fevereiro de 2025, uma grande fábrica de salgados localizada em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foi interditada pela Vigilância Sanitária após a constatação de uma série de irregularidades sanitárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a inspeção, os fiscais identificaram desde mofo nas paredes e ferrugem nos equipamentos até salsichas descartadas diretamente na pia.

Isso sem falar nas demais irregularidades. Sendo assim, a partir de informações divulgadas através do portal G1, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz mais detalhes da fiscalização mencionada abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fiscalização e irregularidades encontradas
Conforme dito acima, a operação ocorreu em conjunto com outros órgãos reguladores e teve como objetivo garantir o cumprimento das normas sanitárias.
Inclusive, as autoridades detectaram a presença de uma lanchonete localizada no bairro Areias, que também recebia os produtos da unidade interditada e, como consequência, teve o mesmo destino da fábrica.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Entre as principais irregularidades encontradas, destacam-se:
- Ambiente de produção extremamente sujo e sem higienização adequada;
- Mofo e infiltração nas paredes, expondo os alimentos à contaminação;
- Ferrugem em equipamentos utilizados no preparo dos salgados;
- Funcionários sem uniformes e sem equipamentos de proteção obrigatórios;
- Salsichas descartadas de forma inadequada na pia;
- Por fim, a presença de utensílios de cozinha e fogões em más condições de uso, comprometendo a segurança alimentar.
Veja mais imagens no vídeo abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta da Vigilância
Diante dessa situação, a Vigilância Sanitária destacou que as condições precárias do estabelecimento representavam um risco iminente à saúde dos consumidores e justificavam a interdição imediata.
Sendo assim, a Polícia Civil foi acionada e iniciou uma investigação a fim de identificar os responsáveis e avaliar possíveis penalidades, incluindo multas e sanções administrativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Vigilância Sanitária reforçou que continuará monitorando estabelecimentos do setor alimentício para garantir o cumprimento das normas de higiene e segurança, evitando riscos à saúde da população.

Quais são os riscos de consumir alimentos em situação insalubre?
Lembrando que a ingestão de alimentos preparados em ambientes insalubres pode levar a diversas complicações de saúde.
Entre os principais riscos estão:
- Intoxicações alimentares;
- Infecções gastrointestinais;
- Proliferação de doenças transmitidas por bactérias e fungos;
Além disso, os mesmos ainda causam sintomas como:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Febre;
- Diarreia
MAS ATENÇÃO! Os sintomas podem surgir poucas horas após o consumo de alimentos contaminados, podendo levar a complicações mais graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado.
Ou seja, no sinal mínimo desses sintomas, procure uma unidade de saúde imediatamente.
Conclusões:
Em suma, uma fábrica de salgados em Santa Catarina foi interditada pela Vigilância Sanitária devido a graves irregularidades sanitárias, como mofo, ferrugem e descarte inadequado de alimentos.
A fiscalização, que também interditou uma lanchonete que recebia produtos da fábrica, encontrou ambientes sujos, equipamentos enferrujados e funcionários sem uniformes adequados.
Por fim, a ingestão de alimentos preparados em condições insalubres pode causar intoxicações, infecções gastrointestinais e outras doenças, com sintomas como náuseas, vômitos e diarreia.
Sendo assim, procure uma unidade de saúde o quanto antes caso sinta qualquer um desses sintomas.
Mas, para saber sobre outras interdições da ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.