Portas lacradas: Vigilância Sanitária interdita nº1 das farmácias em BH, MG, por descoberta assustadora

Gigante, nº1 das farmácias, é interditada pela Vigilância Sanitária após descoberta alarmante de irregularidades graves, em Belo Horizonte-BH

20/03/2025 10h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
Laboratório clandestino é interditado pela Vigilância, em BH, Minas Gerais (Foto Reprodução/Montagem/GMNI/Lennita/Canva)

Gigante, nº1 das farmácias, é interditada pela Vigilância Sanitária após descoberta alarmante de irregularidades graves envolvendo a manipulação de medicamentos, em Belo Horizonte – BH

E um dos principais laboratórios, considerado nº1 das farmácias, foi interditado após uma inspeção da Vigilância Sanitária revelar uma situação assustadora no local, em Belo Horizonte, MG.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque o mesmo operava de forma clandestina e sem alvará sanitário para exercer a sua função.

Além disso, e o mais grave, é que ainda se armazenavam substâncias de controle especial da Polícia Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prefeitura confirmou a interdição após a fiscalização, ainda no dia 6 de fevereiro de 2024.

Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo portal G1, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco traz abaixo a situação e os riscos reais apresentados.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vigilância Sanitária (Foto Reprodução/Internet)
Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução/Internet)

Resumo das irregularidades encontradas:

  • Funcionamento sem alvará sanitário.
  • Armazenamento de colírios e medicamentos injetáveis sem comprovação de origem.
  • Substâncias controladas pela Polícia Federal no local.
  • Envios de produtos ao Chile ocorreriam sem nota fiscal.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Medicamentos irregulares estavam sendo comercializados sem notas fiscais (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A investigação!

O portal informou que a fiscalização do estabelecimento, localizado na Avenida Augusto de Lima, no bairro Barro Preto, ocorreu após uma denúncia anônima.

No momento da inspeção, funcionários estavam no local e duas representantes, de 33 e 26 anos, apresentaram documentos da loja, mas não souberam esclarecer a procedência dos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posteriormente, elas alegaram que o espaço servia apenas para armazenamento, não para manipulação.

As descobertas e a falta de registro no Conselho Regional de Farmácia levaram à interdição do laboratório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso e encaminhou à Polícia Federal.

O portal G1 informou que a ação não resultou na apreensão de nenhum material.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o estabelecimento não foi devidamente identificado, o que impediu a localização de suas manifestações sobre o ocorrido.

Quais são os riscos de se consumir medicamentos nessas condições?

Em suma, os riscos do consumo de medicamentos manipulados em condições adversas são diversos e podem ter impactos graves à saúde. Aqui estão quatro riscos principais:

  • Contaminação e impurezas: Laboratórios de manipulação que não seguem normas rigorosas de higiene e controle de qualidade contaminam medicamentos com bactérias, fungos ou outras substâncias tóxicas. Isso resulta em infecções graves ou reações adversas inesperadas.
  • Dosagem errada: Um tratamento personalizado gera erros na dosagem do princípio ativo, o que resulta em doses muito baixas (ineficácia do tratamento) ou muito altas (intoxicação e efeitos colaterais severos).
  • Falta de eficácia: A exposição a condições confortáveis ​​de temperatura e umidade deteriora o composto ativo. Se o laboratório não preparar e armazenar o medicamento corretamente, ele perderá eficácia ao longo do tempo.
  • Sem garantias: Laboratórios irregulares não realizam testes de qualidade e segurança, ou levam medicamentos mal formulados. Isso compromete tanto a eficácia quanto a segurança do tratamento.

Como se certificar de que o medicamento comprado é seguro?

Para verificar se o laboratório de manipulação está irregular e garantir que o medicamento seja seguro, siga as seguintes ações:

  • Verifique a licença e certificação: certifique-se de que o laboratório tenha registro na ANVISA. Consulte o número de registro do estabelecimento no site oficial da autarquia.
  • Procure avaliações e recomendações: Busque opiniões de outros pacientes ou profissionais de saúde sobre o laboratório. A recomendação de um médico de confiança também é essencial.
  • Inspeção das condições de armazenamento: Certifique-se de que o laboratório adote boas práticas de armazenamento, com controle de temperatura, umidade e segurança.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Medicamentos podem ser consultados no site da ANVISA (Foto: Montagem TV Foco)
  • Examine os rótulos e composição : Verifique se o medicamento possui rótulos claros com informações sobre a composição, dosagem e validade. Falhas nesses detalhes podem indicar problemas na qualidade do laboratório.

Adote essas medidas para reduzir o risco de consumo de medicamentos manipulados em condições irregulares.

Conclusão:

Em suma, o laboratório líder em Belo Horizonte foi interditado pela Vigilância Sanitária após irregularidades graves, como:

  • Operação sem alvará;
  • Armazenamento de substâncias controladas pela Polícia Federal.

A fiscalização fiscalizou uma denúncia anônima e a Polícia Civil abriu um inquérito.

Por fim, o risco de consumir medicamentos de laboratórios irregulares inclui contaminação, dosagem errada, perda de eficácia e falta de garantia de qualidade.

Mas, para saber mais sobre outras proibições e decretos da ANVISA e Vigilância Sanitária, clique aqui.*

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.