170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

13/11/2024 10h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Vigilância Sanitária interdita padaria em Porto Alegre após situação de insalubridade (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Tv Foco)

A Vigilância Sanitária tem papel fundamental na proteção da saúde pública, atuando para assegurar a qualidade de produtos e serviços consumidos pela população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, em Porto Alegre, a Vigilância tem realizado inspeções rigorosas, especialmente em setores alimentícios, para verificar se as normas sanitárias estão sendo respeitadas.

Além disso, esse trabalho é essencial para evitar a comercialização de produtos impróprios e para garantir condições seguras de produção, minimizando riscos para os consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Agente da Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução / Internet)

Padaria em situação insalubre

Falando nisso, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco, a partir de informações divulgadas através do portal Terra, descobriu que uma ação de fiscalização da Vigilância Sanitária de Porto Alegre, no dia 06 de novembro, resultou na autuação e interdição:

  • O alvo em questão foi uma padaria, localizada na rua Santos Neto, no bairro Petrópolis.
  • A operação foi desencadeada a partir de uma denúncia anônima aonde envolveu uma vistoria detalhada.
  • Além disso, foram constatadas diversas irregularidades sanitárias no estabelecimento.
Formas da padaria encontradas pela Vigilância em péssimas condições de higiene (Foto Reprodução/Vigilância)

Situação de insalubridade e risco

A Vigilância Sanitária, descartou cerca de 170 quilos de pães e massas considerados impróprios para consumo, conforme declarado por ela mesma.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A equipe identificou ainda condições insalubres no ambiente de produção, como ambientes sujos e com falta de higiene.

Além disso, algumas práticas inadequadas na manipulação e armazenamento dos alimentos também foram identificadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, as irregularidades encontradas não se limitaram aos produtos, uma vez que o ambiente de trabalho dos funcionários também apresentava condições inadequadas, conforme identificado pela inspeção realizada com a colaboração do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Por fim, é bom deixar claro que todos esses fatores representam sérios riscos à saúde dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medidas tomadas

A chefe da Equipe de Vigilância, Sílvia Lentz, informou que a indústria só poderá retomar suas atividades após corrigir as falhas apontadas e atender aos padrões exigidos.

Não divulgaram o nome da empresa autuada, portanto, não podemos obter ou identificar uma manifestação até o momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, se acaso a padaria se sentir confortável e quiser se manifestar, o espaço permanece aberto para que possa expor a sua versão dos fatos.

Como denunciar irregularidades para a Vigilância Sanitária?

Se acaso precisar fazer uma denúncia a Vigilância Sanitária, o Fala BR é o canal específico para receber suas manifestações.

Inclusive, o prazo para resposta é de até 30 (trinta) dias (conforme o Art. 18 do Decreto n.º 9.492/2018):

  • Fala.BR A plataforma Fala.BR é uma ferramenta de recebimento e tratamento de manifestações. Por meio dela, o cidadão poderá registrar sugestões, elogios, reclamações e denúncias, solicitação de providências para qualquer órgão governamental integrado à plataforma, além de poder, fazer o acompanhamento de sua demanda e receber resposta. Envie sua manifestação de Ouvidoria pelo Fala.BR.
Denúncias podem ser feitas através do Fala.Br (Foto Reprodução/GOV)

Mas, para obter mais informações sobre a Vigilância Sanitária e ANVISA, clique aqui*

Considerações finais:

  • A Vigilância Sanitária fechou uma padaria em Porto Alegre, considerada n.º1, após uma denúncia anônima.
  • A inspeção encontrou diversos problemas, como alimentos impróprios, condições insalubres na produção e no ambiente de trabalho.
  • A população pode denunciar estabelecimentos com problemas sanitários através da plataforma Fala.BR.
Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.