Insalubridade: Vigilância Sanitária baixa o facão e interdita peixaria nº1 do RJ por descoberta assustadora
Peixaria de Rio das Ostras, município do Rio de Janeiro, é interditada pela Vigilância Sanitária após descoberta de sérias irregularidades.
Lennita Lee
4 min de leitura
Peixaria entra no facão da Vigilância Sanitária em município do Rio de Janeiro, RJ (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)
Peixaria de Rio das Ostras, município do Rio de Janeiro, é interditada pela Vigilância Sanitária após descoberta de sérias irregularidades
Uma peixaria localizada em Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, acabou entrando no facão da Vigilância Sanitária e foi interditada temporariamente após a descoberta de diversas irregularidades sanitárias graves durante uma inspeção realizada na semana do dia 02 de abril de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação, conduzida pelo órgão municipal, culminou na inutilização de 25 quilos de pescado impróprio para consumo e na suspensão imediata das atividades do estabelecimento.
A partir de informações oficiais da Prefeitura do Rio das Ostras a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo mais informações sobre o ocorrido e o motivo que faz isso representar sérios riscos à população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fiscalização intensa revela riscos à saúde pública
Durante a vistoria, os agentes da Vigilância constataram múltiplas falhas sanitárias, que colocavam em risco direto a saúde dos consumidores. Entre os problemas identificados estavam:
Armazenamento incorreto dos pescados
Gelo utilizado de forma inadequada
Exposição dos peixes em água de gelo derretido
Presença excessiva de moscas nos produtos
Estrutura física do local sem condições mínimas exigidas por lei
Higiene geral do ambiente em desacordo com as normas vigentes
Estrutura física do local sem condições mínimas exigidas por lei (Foto Reprodução/Prefeitura do Rio das Ostras)
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Nirvana Braga, explicou a motivação da interdição:
“A Vigilância em Saúde ressalta o compromisso contínuo de garantir a segurança alimentar, com objetivo de prevenir doenças transmitidas por alimentos, como intoxicações e infecções. O empresário que segue as normas, não só contribui para garantir a saúde da população, como ainda evita prejuízos para seu comércio.”
Peixes armazenados de forma incorreta (Foto Reprodução/Prefeitura do Rio das Ostras)
Reforço na Semana Santa:
Vale destacar que, com a proximidade da Semana Santa, é natural que haja um período de aumento expressivo na compra e consumo de pescados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, a Vigilância Sanitária intensificou as ações preventivas e educativas voltadas às peixarias locais.
Entre as medidas adotadas estão:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reunião educativa com comerciantes a fim de orientar sobre práticas corretas de conservação, especialmente com o uso adequado do gelo
Inspeções em todos os estabelecimentos do setor, focadas em armazenagem, exposição e acondicionamento dos produtos
Por fim, uma Fiscalização ampliada devido ao aumento de visitantes na cidade durante o feriado prolongado
Além disso, a Vigilância alerta que a conservação inadequada, como a imersão de peixes e crustáceos em água, compromete a integridade do alimento e pode causar doenças de origem alimentar.
Conforme apurado na fonte mencionado, os nomes dos estabelecimentos interditados, bem como os envolvidos, não foram divulgados, sendo assim, não foi possível identificar se as medidas foram devidamente tomadas e se o estabelecimento voltou a operar.
Como a população pode fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária?
É bom destacar que a Vigilância Sanitária reforça que haja cada vez mais inspeções periódicas para assegurar o cumprimento das normas sanitárias. E
Assim, em caso de reincidência ou falta de correção das irregularidades, a interdição pode se tornar definitiva, além da aplicação de multas e outras penalidades legais.
No entanto, a população também pode colaborar com a fiscalização enviando denúncias à Vigilância Sanitária do município correspondente para que haja as devidas fiscalizações.
Uma das maneiras mais eficazes é registrando uma denúncia anônima pelo Fala.BR, selecionando a opção “Ouvidoria”> “Denúncia” > “Continuar”.
Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução/Internet)
Conclusão:
Em suma, a Vigilância Sanitária de Rio das Ostras segue cumprindo seu papel de proteção à Saúde Pública.
Na semana do dia 2 de abril, o Órgão interditou, de forma temporária, uma peixaria da Cidade, depois de uma vistoria que identificou várias irregularidades e falta de condições sanitárias e de higiene no local.
Posteriormente, como consequência, os agentes inutilizaram 25 quilos de pescado impróprios para o consumo. Mas, para saber mais informações da ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui*.
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.