Barra, Village Mall e mais: Regra projetada por Paes no RJ prepara mudança decisiva em shoppings

Os shoppings do Rio de Janeiro podem viver uma grande mudança após regra projetada por Eduardo Paes
Os shoppings seguem sendo o lugar predileto de milhões de brasileiros. Ocorre que, empreendimentos do segmento de todo o Brasil, ofertam uma gama de serviços, como lojas, cinemas, restaurantes e muito mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E falando nos gigantes, uma regra projetada por Eduardo Paes no Rio de Janeiro, prepara mudança crucial nos cetros comerciais. Ademais, um projeto de lei complementar do Executivo, votado na quinta-feira (23) pela Câmara Municipal do RJ, abre caminho para novas construções em estacionamentos de shoppings, supermercados e hipermercados, mediante pagamento de contrapartida à prefeitura.
Mudança nos shoppings
Em suma, segundo o jornal O GLOBO, os terrenos poderão ser aproveitados para a construção de edifícios residenciais ou comerciais. Ademais, a proposta ainda se estende a hospitais e clínicas, que por sua vez, conseguirão levantar até mais dois andares sobre a cobertura, compensando financeiramente o município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A votação do novo “mais valerá” estava inicialmente prevista para o último dia (21/10), mas não aconteceu, com a sessão ordinária caindo por falta de quórum.
Vale dizer que, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Gustavo Guerrante, estima uma arrecadação média de R$ 300 milhões. A expectativa do valor é de nos próximos quatro ou cinco anos, diante da aprovação e sanção do projeto.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Expansão horizontal de 20%
Ademais, no caso de shoppings, como o Barra, Village Mall e mais, além de supermercados e hipermercados, o PLC permite a ampliação da taxa de ocupação horizontal do terreno em até 20%. O espaço, aliás, poderia ser usado para expandir o estabelecimento, com a altura do novo imóvel similar ao existente, sem sem maior que a área total edificável.
Para a verticalização, de acordo com Guerrante, o interessado precisaria ainda adquirir metros quadrados em um dos setores receptores de uma das três Operações Urbanas Consorciadas (OUC) em curso: a do Autódromo Parque Guaratiba, a do Estádio São Januário e a do Parque Legado Olímpico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os setores receptores ficam em Barra, Recreio, Jacarepaguá e trecho da Zona Norte. ‘O limite da verticalização é o gabarito de cada local. Será preciso obedecer à legislação local, basicamente o gabarito o secretário.”, destaca o secretário.
Qual o maior shopping do Brasil?
Em suma, de acordo com o Wikipédia, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior estabelecimento do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maiores do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja mais notícias sobre shoppings CLICANDO AQUI.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br