Os shoppings do Rio de Janeiro podem viver uma grande mudança após regra projetada por Eduardo Paes
Os shoppings seguem sendo o lugar predileto de milhões de brasileiros. Ocorre que, empreendimentos do segmento de todo o Brasil, ofertam uma gama de serviços, como lojas, cinemas, restaurantes e muito mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E falando nos gigantes, uma regra projetada por Eduardo Paes no Rio de Janeiro, prepara mudança crucial nos cetros comerciais. Ademais, um projeto de lei complementar do Executivo, votado na quinta-feira (23) pela Câmara Municipal do RJ, abre caminho para novas construções em estacionamentos de shoppings, supermercados e hipermercados, mediante pagamento de contrapartida à prefeitura.
Mudança nos shoppings
Em suma, segundo o jornal O GLOBO, os terrenos poderão ser aproveitados para a construção de edifícios residenciais ou comerciais. Ademais, a proposta ainda se estende a hospitais e clínicas, que por sua vez, conseguirão levantar até mais dois andares sobre a cobertura, compensando financeiramente o município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A votação do novo “mais valerá” estava inicialmente prevista para o último dia (21/10), mas não aconteceu, com a sessão ordinária caindo por falta de quórum.
Vale dizer que, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, Gustavo Guerrante, estima uma arrecadação média de R$ 300 milhões. A expectativa do valor é de nos próximos quatro ou cinco anos, diante da aprovação e sanção do projeto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Expansão horizontal de 20%
Ademais, no caso de shoppings, como o Barra, Village Mall e mais, além de supermercados e hipermercados, o PLC permite a ampliação da taxa de ocupação horizontal do terreno em até 20%. O espaço, aliás, poderia ser usado para expandir o estabelecimento, com a altura do novo imóvel similar ao existente, sem sem maior que a área total edificável.
Para a verticalização, de acordo com Guerrante, o interessado precisaria ainda adquirir metros quadrados em um dos setores receptores de uma das três Operações Urbanas Consorciadas (OUC) em curso: a do Autódromo Parque Guaratiba, a do Estádio São Januário e a do Parque Legado Olímpico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os setores receptores ficam em Barra, Recreio, Jacarepaguá e trecho da Zona Norte. ‘O limite da verticalização é o gabarito de cada local. Será preciso obedecer à legislação local, basicamente o gabarito o secretário.”, destaca o secretário.
Qual o maior shopping do Brasil?
Em suma, de acordo com o Wikipédia, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior estabelecimento do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maiores do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja mais notícias sobre shoppings CLICANDO AQUI.
