“Desaparecer”: VISA emite comunicado com real sobre fim dos cartões de crédito a brasileiros

Visa divulga comunicado sobre possível fim dos cartões de crédito no Brasil. A seguir, entenda todos os detalhes sobre o anúncio da bandeira

24/05/2025 8h45

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
VISA emite comunicado com real sobre fim dos cartões de crédito (Foto: Reprodução/ Internet)

Visa divulga comunicado sobre possível fim dos cartões de crédito no Brasil. A seguir, entenda todos os detalhes sobre o anúncio da bandeira

Quando falamos em meios de pagamento no Brasil e no mundo, sem sombra de dúvidas, os cartões de crédito Visa ocupam um lugar de destaque.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reconhecida por sua ampla aceitação, segurança e constante inovação, a Visa é uma das bandeiras mais utilizadas pelos brasileiros na hora de comprar em lojas físicas ou digitais.

No entanto, conforme apurado pelo TV FOCO, segundo especialistas do setor, uma pergunta que tem gerado movimentação é se os cartões de crédito estão chegando ao fim e se podem até desaparecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O burburinho ganhou ainda mais força após a divulgação de um comunicado oficial da Visa com uma análise sobre o futuro dos meios de pagamento e sobre o fim dos cartões físicos de plástico.

A “desconstrução do plástico”

Conforme Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos da Visa do Brasil, o termo “desaparecer” não deve ser interpretado como o fim dos cartões, mas sim como uma transformação no modo como são usados.

Vivemos uma era de rápida evolução tecnológica nos meios de pagamento. O que está acontecendo é o que Jatobá chama de “desconstrução do plástico”.

Ou seja, os dados contidos no cartão, como número, validade, CVV, continuam existindo, mas estão migrando para novos dispositivos e formatos, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Celulares (via carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay)
  • Relógios e pulseiras inteligentes
  • Pagamentos automáticos em apps de transporte
  • E até mesmo eletrodomésticos e carros conectados à Internet das Coisas
Cartão de crédito (Foto: Reprodução/ Internet)
Cartão de crédito (Foto: Reprodução/ Internet)

A Internet das Coisas e os pagamentos invisíveis

Com a ascensão da Internet das Coisas (IoT), a expectativa é de que existam mais de 20 bilhões de dispositivos conectados.

Isso representa um novo mundo de possibilidades de pagamento, de uma geladeira que faz compras automáticas a um carro que paga pedágios ou abastecimentos sem intervenção humana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo assim, segundo a própria Visa, os cartões físicos continuarão convivendo com essas inovações por muito tempo, pois ainda são preferência para muitos consumidores.

Inovações que mantêm os cartões relevantes no Brasil

De acordo com o comunicado da VISA, se o cartão de crédito tradicional fosse algo ultrapassado, não faria sentido os investimentos contínuos em melhorias tecnológicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira algumas inovações que estão modernizando o “bom e velho” cartão físico:

  1. Contactless (pagamento por aproximação)

Presente em milhões de estabelecimentos no Brasil, essa tecnologia reduz o tempo de pagamento no caixa e minimiza o contato físico, tornando a experiência mais rápida, segura e eficiente.

  1. Visa Quick Read

Uma simples mudança no layout dos cartões, com os dados dispostos na vertical e em blocos de fácil leitura, tem feito diferença significativa nas compras online.

  1. Materiais alternativos

Cartões feitos de metal, madeira ou PVC reciclável trazem inovação, sustentabilidade e sofisticação ao produto físico.

  1. Cartões customizados

O cartão também virou uma forma de expressão. Fotos da família, pets ou time do coração são algumas das opções oferecidas aos clientes que desejam um plástico com personalidade.

  1. Segurança avançada

O desenvolvimento de cartões com CVV dinâmico (código de segurança que muda periodicamente) aumenta a proteção em compras online, reduzindo as fraudes.

Fim de serviço nº1 em cartão de crédito da VISA abala clientes (Foto: Reprodução/ Internet)
Cartão de crédito VISA (Foto: Reprodução/ Internet)

Afinal, os cartões vão desaparecer?

De acordo com o especialista, não, pelo menos não nesta geração. Apesar do avanço das carteiras digitais e outros métodos de pagamento, o cartão de crédito tradicional ainda tem fôlego de sobra.

A preferência de muitos consumidores, a familiaridade com o uso e a constante evolução do produto físico garantem sua presença no mercado por muitos anos.

Considerações finais

  • Em resumo, segundo a Visa o fim do cartão de crédito ainda pode demorar.
  • O comunicado sinaliza uma fase de coexistência entre os meios tradicionais e as tecnologias que estão surgindo.
  • O que realmente está desaparecendo é o exclusivo domínio do plástico como forma de pagamento, que agora divide espaço com novas soluções adaptadas ao estilo de vida do consumidor moderno.
  • Ademais, o cartão não vai desaparecer, segundo o vice-presidente da Visa, ele vai se transformar cada vez mais.

Quais as vantagens de ter um cartão de crédito Visa?

O cartão de crédito Visa oferece ampla aceitação no Brasil e no exterior, suporte 24h, programas de benefícios como o Vai de Visa, proteção de preço, garantia estendida e tecnologia de segurança avançada.

Além disso, conta com diferentes categorias (Classic, Gold, Platinum, Infinite) que se adaptam ao perfil de cada consumidor.

Por fim, veja: “Você terá que pagar”: Banco Central emite alerta para quem usa cartão de crédito de principais bancos em 2025

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.