Uma excelente notícia está confirmada para o dia 30 de maio, onde irá beneficiar vários aposentados e pensionistas
Braço direito de Lula confirma maior vitória do INSS aos beneficiários dia 30/05, causando grande impacto na vida de milhares de aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora as novidades do órgão.
Atualmente, os aposentados e pensionistas já podem solicitar o ressarcimento de descontos indevidos realizados por associações em seus benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, quem teve descontos associativos não autorizados, podem contestar os valores para o devido ressarcimento.
A fraude divulgada no fim do mês de abril pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, a operação identificou um desvio de R$6,3 bilhões entre 2019 e 2024. A investigação inclusive, resultou na demissão do presidente do órgão, Alessandro Stefanutto.
BRAÇO DIREITO DE LULA NOMEADO
Porém, Lula já escolheu seu braço direito para a vaga. O presidente nomeou o procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Gilberto Waller Júnior para a Presidência do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Waller Júnior é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.
Homem de confiança de Lula, ele terá como missão ‘apagar o incêndio’ causado pelos descontos indevidos de mensalidades associativas a milhares de beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL VITÓRIA CONFIRMADA AOS APOSENTADOS DO INSS?
Ocorre que o Governo anunciou nesta quinta-feira (22) que começará a atender presencialmente aposentados e pensionistas vítimas de fraude no próximo dia 30/05.
Apesar da contestação já ocorrer online, o atendimento presencial ajudará milhares de beneficiários que possuem dificuldades com procedimentos virtuais.
Afinal, muitos aposentados dependem de terceiros para auxiliá-los. Portanto, comparecendo presencialmente fica mais cômodo e prático para esse grupo vulnerável.
A partir de sexta-feira (23), já serão divulgados materiais para orientar os idosos que foram vítimas das fraudes.
Vale destacar que o atendimento serão nas agências dos Correios e não nas unidades da Previdência Social.
O ressarcimento será de descontos feitos desde março de 2020. Ainda não há data oficial para o início dos pagamentos.
ATENDIMENTO ONLINE CONTINUARÁ?
Vale pontuar que o sistema de reclamações ficará aberto por prazo indeterminado. Muitas das entidades que cravavam os descontos não tinham estrutura física, funcionários ou serviços reais.
Sendo assim, as assinaturas eram forjadas para simular a autorização de aposentados e pensionistas para se associarem às entidades.
Para quem prefere fazer online, no aplicativo Meu INSS, é necessário clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Aparecerá o nome da entidade e, também, as opções para que o beneficiário possa informar se autorizou de fato o débito.
Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, surgirá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, os beneficiários que tiveram descontos indevidos receberão o ressarcimento diretamente no pagamento.
- Inclusive, a solicitação da devolução já está sendo feita online, através do aplicativo Meu INSS.
- Porém, aposentados e pensionistas também poderão ir presencialmente a agências dos Correios em todo o país.
- O Governo anunciou a novidade nesta quinta (22). Sendo assim, a partir do dia 30/05, esse serviço será oferecido presencialmente.
“Desse modo, veja matéria completa sobre Caixa, BB e + cientes: Comunicado do Banco Central confirma proibição aos 60+ do INSS em 2025″.