A vitória mais esperada do INSS: Nova lei acaba de entrar em vigor e ANTECIPA a aposentadoria de milhões HOJE

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/10/2023 9h27

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Previdência Social - Foto Internet

Todos precisam saber detalhes sobre a nova lei da autarquia, que antecipa a aposentadoria de milhões que estão em fila de espera

Primeiramente, para quem não sabe, o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, se trata, em suma, de uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, é muito importante que todos saibam que uma nova lei acaba de entrar em vigor, e dá conta da vitória mais esperada do INSS, afinal, a aposentadoria de milhões será antecipada. Vamos conferir?

Bom, de acordo com informações do portal GOV.BR, o INSS agora passa a reaproveitar avaliação social e perícia médica que tenham sido realizadas em benefícios assistenciais, desde que aprovadas. Ou seja, o processo para aposentadoria dos cidadãos, será muito mais rápido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a nova lei do INSS?

As informações dão conta de que, um dos requisitos, é que, para que as avaliações sejam consideradas num novo requerimento, é necessário que o cidadão tenha sido considerado pessoa com deficiência e as mesmas tenham ocorrido em até 2 anos.

Como todos sabem, para que uma pessoa com deficiência solicite o BPC/LOAS, ela deve passar pela avaliação social e perícia médica. Agora, com essa nova regra, a grande novidade é que a avaliação conjunta com conclusão favorável ao reconhecimento da deficiência realizada em requerimentos de benefícios assistenciais anteriores será reaproveitada nos casos em que:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

1) o indeferimento anterior tenha ocorrido por motivo não relacionado com a avaliação da deficiência ou do grau de impedimento; e

2) a avaliação conjunta tenha sido realizada no prazo de até 2 (dois) anos contados retroativamente em relação à data de entrada do requerimento do pedido de novo benefício, de acordo com o portal GOV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, em outras palavras: “aquele cidadão que tenha sido considerado pessoa com deficiência na avaliação social e médica e teve seu benefício indeferido por não apresentação do CadÚnico, por exemplo, terá sua avaliação conjunta reaproveitada caso faça um novo requerimento em até 2 anos, não precisando passar pela perícia médica ou avaliação social novamente”, diz o GOV. Dessa forma, sua aposentadoria será antecipada e ele receberá o seu benefício de forma muito mais rápida.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.