Viúva de Roberto Marinho, Ratinho e família Saad estão na lista de escândalo do HSBC na Suíça, diz jornal

Pelo menos 22 empresários da mídia ou parentes e sete jornalistas estão entre os mais de 8 mil brasileiros que mantinham contas no HSBC da Suíça em 2006 e 2007. Na lista do HSBC, vazada por um ex-funcionário do banco, constam os nomes dos fundadores das Organizações Globo, Roberto Marinho, e da Bandeirantes, João Jorge Saad. Até o apresentador Ratinho tem seu nome na lista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apuração dos fatos foi conduzida pelo jornalista do UOL Fernando Rodrigues, que detém o controle no País sobre o material, e o jornal O Globo.
De acordo com a apuração, Lyly de Carvalho, viúva de Roberto Marinho – dono da Globo falecido em 2003 – e de Horácio de Carvaho, antigo proprietário do Diário Carioca, tinha 750,2 mil dólares em uma conta no HSBC suíço. O nome de Lyly, afirma Rodrigues, surge nos documentos com o sobrenome de Horácio, seu primeiro marido, e o representante legal da conta é a Fundação Horácio de Carvalho Jr. A viúva de Marinho morreu em 2011.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O apresentador do SBT, Carlos Roberto Massa, conhecido popularmente como Ratinho e dono da Rede Massa (afiliada ao SBT no Paraná) tinha uma conta com sua mulher, Solange Martinez Massa, em 2006/2007. O saldo era de US$ 12,5 milhões.
Ainda de acordo com as reportagens do Uol e O Globo, quatro integrantes da família Saad, dona da Rede Bandeirantes, mantinham contas no país europeu. Além do fundador, estão na lista Maria Helena Saad Barros, Ricarco Saad e Silvia Saad Jafet. As contas também estavam zeradas no período.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Além de empresários, a lista traz nomes de jornalistas e de outras pessoas influentes.
Possuir uma conta na Suíça, um popular paraíso fiscal, não é crime, mas é obrigatório declarar o dinheiro à Receita para que a quantias sejam tributadas. Ao sonegar os valores, o cidadão comete crime de evasão de divisas e pode pegar de dois a seis anos de prisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Grupo Globo e o Grupo Bandeirantes preferiram não comentar as reportagens.
Entenda o caso
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O HSBC é o atual foco de um escândalo bancário iniciado com o vazamento de dados de 106 mil clientes de 203 países que mantinham contas na Suíça.
Autoridades de diversos países investigam supostas evidências de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro envolvendo correntistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Parte dos indícios apontaria ainda para uma “ajuda” dada por funcionários do banco para que clientes ricos evitassem pagar milhares de dólares em impostos.
* Além do jornal O Globo, participaram também da apuração da reportagem os jornalistas Fernando Rodrigues e Bruno Lupion (do UOL)
*Os nomes citados acima apenas apareceram na lista, sem comprovação de quaisquer irregularidades até o momento.
Com informações do jornal O Globo e da BBC Brasil.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.