Claro, Tim e Vivo: Nova lei da ANATEL comunica fim importante em celulares que enfurece clientes

Novo decreto da ANATEL revolta usuários da Claro, Tim e Vivo com fim de recurso popular nos celulares. Confira os detalhes
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma mudança que desagradou e revoltou muitos clientes da Vivo, Claro, Tim e mais. Acontece que a partir de agora, não será mais obrigatório o uso do prefixo 0303 em ligações de telemarketing.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa numeração, implantada em 2022, facilitava a vida dos clientes das operadoras de celular ao indicar de forma clara que se tratava de uma oferta de produtos ou serviços, permitindo decidir se atende ou não a chamada.
Segundo a Anatel, o Conselho Diretor decidiu derrubar a regra porque o código 0303 acabou criando uma rejeição automática às ligações feitas sob esse número. Muitas pessoas bloqueavam ou ignoravam de imediato as chamadas, o que, na visão do órgão, prejudicava o tráfego legítimo de ligações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o G1, o relator Vicente Bandeira de Aquino destacou que a aversão dos usuários mostrou que a obrigatoriedade não era mais pertinente.
“Reconheço a aversão demonstrada pelos usuários às chamadas originadas com o uso do CNG 303 (prefixo 0303). Considero, portanto, pertinente que a utilização desse código não seja compulsória”, afirmou.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Prefixo rejeitado
O prefixo era exclusivo para telemarketing ativo. Agora, com a revogação, empresas do setor e operadoras como Claro, Tim e Vivo poderão fazer ligações comerciais sem precisar identificar o número com o 0303.
A medida entrou em vigor imediatamente e foi resultado também de pedidos de revisão feitos por entidades do setor e companhias de telefonia. Contudo, essa ação causa certa revolta e enfurecimento de clientes já que muitas pessoas se sentem incomodadas e desconfortáveis com essas ligações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Origem Verificada substitui o 0303
Apesar do fim do código, a Anatel afirma que há recursos mais eficientes para proteger o consumidor, como o sistema “Origem Verificada”.
Essa tecnologia foi desenvolvida em parceria com as operadoras e mostra na tela do celular quem está ligando e, em alguns casos, o motivo da chamada. Além disso, ajuda a combater golpes com números falsos e as chamadas automáticas que desligam ao serem atendidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O serviço é gratuito para o usuário e não precisa de aplicativos adicionais, mas exige que o aparelho seja compatível com redes 4G ou 5G e tenha sistema operacional e modelo que atendam aos requisitos da função. Ademais, as informações exibidas podem variar de acordo com o dispositivo.
Qual a melhor operadora: TIM, Claro ou Vivo?
Conforme um relatório divulgado pela Opensignal entre outubro e dezembro de 2024, a Vivo liderou nas velocidades de download, tanto no geral (40,2 Mb/s) quanto no 5G (365,1 Mb/s), enquanto a Claro ficou em primeiro no upload geral (9,6 Mb/s) e no 5G (31 Mb/s).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na disponibilidade de 5G, Claro e TIM empataram com 13,2%, mas na disponibilidade geral de rede a TIM liderou com 96,5%. A TIM também se destacou como a operadora mais consistente, com melhor desempenho em estabilidade de conexão, enquanto a Claro foi considerada a mais confiável.
Em cobertura de 5G, a TIM atende 607 cidades, seguida por Vivo (504) e Claro (287). No total de prêmios, a TIM venceu em sete categorias, a Claro em cinco e a Vivo em três.
Por fim, veja: Nova lei da Anatel pode dar fim a serviço popular de TV no Brasil
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br