O martelo foi batido: Com Volks e Toyota na lista, 5 carros que tem venda PROIBIDA no Brasil e motivo

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/09/2024 13h40

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo Toyota / Logo Volks - Montagem: TVFOCO

Confira quais são os cinco carros que tem venda proibida no Brasil com direito a Volks e Toyota na lista

Como todos sabem, o Brasil possui particularidades distintas em relação aos seus carros. Embora não exista leis tão rigorosas como nos EUA, ainda assim o país restringe alguns tipos de veículos em nome da legislação. Além disso, existem modelos que são proibidos de serem comercializados por aqui por outras razões. Abaixo, confira 5 deles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, o fato é que, ao visitarmos a Europa, é comum ver um Mercedes-Benz Classe E em frente aos aeroportos, emitindo um som característico de caminhonete. Isso ocorre porque eles são equipados com motores a diesel, assim como a maioria dos carros vendidos lá.

No entanto, a legislação brasileira impede a venda de modelos a diesel sem tração 4×4 com reduzida, ou picapes com capacidade de carga inferior a 1 tonelada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Toyota Land Cruiser

Um exemplo peculiar de carro proibido de ser comercializado no Brasil é o Toyota Land Cruiser. Sua venda é autorizada apenas no Japão, onde é produzido. A Toyota impõe restrições severas a essa comercialização no exterior, considerando-o uma ameaça à segurança global.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Volkswagen Golf GTD - Foto: divulgação/Internet
Volkswagen Golf GTD – Foto: divulgação/Internet

Gladiator, F-150, RAM 1500 e Silverado diesel

No Brasil, há uma forte demanda e exigência por caminhonetes com motor diesel, especialmente no segmento de médias e superiores, superiores ao tamanho da Fiat Strada. Porém, as picapes RAM 1500, Jeep Gladiator, Chevrolet Silverado e Ford F-150 enfrentam essa proibição de serem vendidas no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A legislação não permite o uso de motores diesel em caminhonetes com capacidade de carga na caçamba inferior a 1 tonelada. Mesmo todas essas picapes não atendendo esse requisito, a Fiat Toro consegue atender aos critérios, sendo uma exceção por ser menor.

Hyundai Nexo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hyundai Nexo, fabricado na Coreia do Sul desde 2019 e vendido em alguns países específicos, também é proibido no Brasil. A razão é simples: não temos a infraestrutura necessária para abastecimento de veículos movidos a hidrogênio. Essa tecnologia ainda não foi explorada comercialmente por aqui, resultando na ausência de modelos como o Nexo à venda por aqui.

Modelo do Hyundai Nexo - Foto: Reprodução/Internet
Modelo do Hyundai Nexo – Foto: Reprodução/Internet

Vale lembrar que o Hyundai Nexo utiliza hidrogênio para produzir eletricidade, alimentando as baterias do sistema elétrico com 163 cv e 40,8 kgfm de torque. Com um tanque cheio, o Nexo consegue rodar 570 km sem emitir poluentes, e a Hyundai já vendeu mais de 10 mil unidades do SUV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Citroën Ami

Fechando a lista de carros proibidos no Brasil, temos o Citroën Ami, considerado um carro, mas desqualificado por não possuir airbags duplos, um requisito obrigatório pela legislação local. Na Europa, a Stellantis conseguiu enquadrar o Ami como um quadriciclo, evitando essa exigência legal.

Citroën Ami não pode ser vendido no Brasil por conta do airbags (Reprodução: Internet)
Citroën Ami não pode ser vendido no Brasil por conta do airbags (Reprodução: Internet)

Quais são os veículos mais vendidos do Brasil?

Abaixo, apresentamos a tabela dos carros mais vendidos no Brasil em maio de 2024, conforme os dados da Fenabrave:

  • Volkswagen Polo: 4.695 unidades.
  • Hyundai HB20: 3.926 unidades.
  • Hyundai Creta: 2.964 unidades.
  • Fiat Mobi: 2.882 unidades.
  • Fiat Argo: 2.672 unidades.
  • Chevrolet Onix: 2.615 unidades.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.