Indústria automotiva vive abalo histórico com Volks, Renault e mais marcas encerrando a fabricação de seis carros populares
O mercado automotivo brasileiro viveu silenciosamente uma série de despedidas em 2025. Modelos antes comuns nas ruas começaram a desaparecer das listas oficiais das montadoras. Vai saber, pode até ter passado batido por você. Mas seis carros saíram de linha e deixaram um vazio no portfólio nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro deles é o Toyota Yaris e o seu sedã irmão, o Yaris Sedã. A Toyota anunciou que o compacto deixaria de ser vendido no Brasil em 2025, abrindo caminho para o SUV Yaris Cross. O motivo? Volume baixo de vendas, foco em SUV e mudança de estratégia. Depois disso, as versões hatch e sedã do Yaris sumiram dos catálogos das concessionárias.
Além disso, o segundo é o Renault Stepway. A Renault confirmou o fim da produção da versão 1.0 em sua fábrica de São José dos Pinhais no início de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, pouco depois o modelo caiu no desconto e foi oferecido por valores próximos ao do Kwid. A saída dele marca o fim de um compacto aventureiro que já dividia espaço com o Sandero.
No terceiro lugar aparece o Jeep Compass na versão diesel. A Jeep decidiu simplesmente retirar a motorização diesel do modelo em 2025, no Brasil. A motorização 2.0 turbodiesel era vendida há anos, mas respondia por cerca de 2 % ou 3 % das vendas, segundo a montadora. A justificativa: demanda baixa e regulamentações mais rígidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais carros saíram de linha esse ano?
Outro adeus importante aconteceu para o Volkswagen Polo GTS. A versão esportiva do hatch da Volkswagen, produzida em São Bernardo do Campo, teve a produção encerrada em janeiro de 2025.
No entanto, o modelo já não estava mais no catálogo, e a marca investe em novos esportivos como o Nivus GTS e o Golf GTI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No quinto lugar está a Audi A4. Segundo fontes, a Audi deixou de oferecer o A4 tradicional no Brasil, fazendo o novo A5 assumir o lugar. Contudo, a mudança faz parte de uma nova nomenclatura da marca: números pares para elétricos, ímpares para combustão.
Por fim, o Jaguar E‑Pace (e outros modelos da Jaguar) também figuram nesta lista de saídas. A marca britânica anunciou que interrompeu a venda de carros novos no Brasil e que não trará novos modelos até 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os crossovers e sedãs da linha de combustão foram descontinuados globalmente para abrir caminho à eletrificação.
Contudo, essas seis mudanças mostram como o mercado brasileiro se adapta a novos tempos. Seja pela queda nas vendas, pelas exigências ambientais ou pela aposta em SUVs e elétricos. Modelos antes bem presentes simplesmente desapareceram das vitrines.
