Vômito e diarreia: A proibição da ANVISA contra salgadinho popular arrancado às pressas do mercado

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

07/02/2024 12h21

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Anvisa e pessoas preocupadas - Foto Reprodução Internet

Surpreenda-se com a proibição da Anvisa contra salgadinho popular que causou vômito e diarreia e teve que ser arrancado às pressas do mercado

E o famoso órgão, a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável pela fiscalização e regulação de produtos através do controle sanitário, pegou a todos de surpresa com a proibição de um famoso salgadinho, que, infelizmente, teve que ser retirado às pressas do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são do site “vigilanciasanitaria.sc.com”, o qual informou no dia 05 de dezembro de 2023, que a Anvisa, na época, através da publicação da RESOLUÇÃO-RE N° 4.630, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2023, D.O.U. de 05/12/2023, suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, e uso do alimento Amendoim Japonês, da marca Canaã, fabricado pela empresa Ronaldo de Souza.

Segundo as informações, a proibição teve que ser decretada pois foi constatada a falta de advertências quanto à presença de soja e trigo na rotulagem do salgadinho, o que, em alguns casos, pode causar vômito e diarreia se consumido em excesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para aqueles que não sabem, ou não conhecem, o amendoim costuma trazer consigo uma micotoxina, a chamada ‘aflatoxina’, substância que pode ser tóxica e cancerígena, produzida por alguns tipos específicos de fungos. Além disso, o amendoim em si, tem um potencial altíssimo para causar alergias e, em alguns casos isolados, pode provocar reações como urticárias e diarreia.

Com isso, os efeitos dessa alergia não são imediatos, portanto são dificilmente relacionados à sua causa. O mais comum que pode acontecer, é que o organismo fique inflamado, causando reações que variam dependendo de pessoa para pessoa, e podem ir desde sintomas respiratórios, como rinite, sinusite, asma, enxaqueca, resistência à insulina, com ganho de peso até a dermatite.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale ressaltar que o alimento, o Amendoim Japonês, ainda não se encontra sendo comercializado no mercado, permanecendo a sua proibição em vigor.

Anvisa está analisando se vai liberar a comercialização do produto (Reprodução: Internet)

Anvisa está analisando se vai liberar a comercialização do produto (Reprodução: Internet)

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o maior exportador de amendoim no Brasil?

Segundo informações do site “al.sp.gov.com”, a cidade de São Paulo é responsável por mais de 95% das exportações de amendoim no Brasil, sendo responsável também por um importante evento científico nacional relacionado ao amendoim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.