Vômitos intensos e diarreia: Anvisa arranca das prateleiras queijo n°1 das donas de casa

Queijo queridinho das donas de casa é alvo da ANVISA e arrancado das prateleiras de todos os supermercados após contaminação
Os queijos, ainda mais os ralados, são frequentemente os mais buscados por donas de casa, já que são versáteis, práticos e adicionam sabor a diversos pratos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também pudera, sua versatility permite seu uso em pratos que vão de deliciosos gratinados à saladas e sanduíches.

No entanto, é essencial que a segurança e a qualidade desses alimentos estejam sempre em conformidade com as normas da ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, a fiscalização da autarquia garante que os mesmos tenham o mínimo de qualidade aceitável para chegar em nossas mesas.
Lotes proibidos pela ANVISA
Falando nisso, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco, analisou um decreto emitido pela ANVISA, através da RESOLUÇÃO n.º 3.226.
Ela que foi divulgada no Diário Oficial da União, em 5 de setembro de 2024, expõe uma proibição envolvendo uma das marcas de queijo, considerada n.º1 entre as donas de casa.

Trata-se da linha Queijo Parmesão Ralado sem desidratar de 1 kg, das linhas Santa Marta e Buritis,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ANVISA suspendeu os produtos devido ao risco de contaminação por Listeria monocytogenes, uma bactéria que causa sérios problemas de saúde.
Lotes atingidos:
Os lotes interditados do queijo ralado Santa Marta incluem os números:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 190; 193; 197; 202;
- 205; 206; 213; 214;
- 218; 219; 223; 225;
- 227; 228; 230; 232; 234.
Já os lotes da linha de queijo pela marca Buritis incluem os números: 191, 207, 209, 215, 218 e 221.
A empresa responsável por ambas as marcas, a Indústria e Comércio de Laticínios Vale dos Buritis Ltda., com CNPJ 22.086.045/0003-25, se localiza em Buritis, Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, ela mesma recolheu voluntariamente os produtos mencionados após identificar o risco, o que fez a ANVISA arrancar os produtos mencionados das prateleiras dos principais supermercados.

Situação da empresa e declarações:
Apesar dos lotes apreendidos, ambas as marcas são super consolidadas no mercado e suas demais linhas e lotes permanecem ativos em todos os supermercados.
Porém, não encontramos nenhuma declaração, tampouco manifestação geral, da empresa a respeito de tal proibição, porém o espaço permanece aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.
- Importância da Indústria e Comércio de Laticínios Vale dos Buritis: O Laticínio Vale dos Buritis, iniciou suas atividades em 5 de fevereiro de 1984 com o intuito de oferecer ao consumidor produtos inovadores e de alta qualidade.

- Em 2009, a produção dos produtos da conceituada marca Supremo foi transferida para o Laticínios Vale dos Buritis.
- A Laticínio Vale dos Buritis produz aproximadamente 120.000 litros de leite/dia, com mais de 400 produtores parceiros de toda região.
- São mais de duas décadas de história, produzindo e comercializando 40 produtos para todas as regiões do Brasil.
Quais os sintomas da infecção causados pela bactéria Listeria monocytogenes?
Conforme o portal Rede D’Or, a infecção causada pela presença da bactéria Listeria monocytogenes, muito comum em laticínios, pode acarretar sintomas graves para os consumidores, como:
- Febre;
- Vômitos intensos;
- Confusão mental.
Tais sintomas representam um risco ainda maior para pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, idosos, gestantes e crianças.
Sendo assim, a ANVISA orienta que consumidores evitem o consumo dos lotes mencionados e busquem atendimento médico imediato ao apresentar sintomas após ingestão do produto.
Mas, para saber mais proibições da ANVISA, clique aqui*
Considerações finais:
Em suma, a ANVISA proibiu os queijos ralados Santa Marta e Buritis, produzidos pela Indústria e Comércio de Laticínios Vale dos Buritis, devido ao risco de contaminação por Listeria monocytogenes.
A bactéria pode causar sérios problemas de saúde, especialmente em grupos de risco como idosos, gestantes e crianças.
Portanto, os consumidores devem evitar os lotes especificados e procurar atendimento médico caso apresentem sintomas após o consumo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.