tvfoco.com.br
A aposentadoria do INSS varia entre R$1.518 até o teto de aproximadamente R$8 mil. Porém, a realidade dos brasileiros está sempre mais perto do salário mínimo. Sendo assim, é difícil manter uma vida longe das dívidas.
Para se ter ideia, um relatório de setembro de 2025 do Serasa mostra que quase 80 milhões de brasileiros estão endividados. E se isso preocupa os trabalhadores, imagina a mente dos idosos.
Porém, o que muita gente não sabe é que desde 2021 existe uma lei em vigor que permite que os idosos 60+ se livrem dos juros na conta de luz, água, telefone e outras que estão atrasadas.
A ordem em questão se trata da Lei do Superendividamento (Lei nº 14.181/2021). Essa lei protege não só os idosos 60+ dos juros das contas, mas também permite renegociação de dívidas de forma justa e preservando as necessidades especiais.
Para se ter ideia, nem mesmo os Bancos podem cobrar juros em excesso. Isso porque o intuito dessa lei é permitir que os idosos 60+ se reorganizem financeiramente.
Agora você deve estar se perguntando: Quais dívidas entram nessa lista de que os idosos podem se livrar facilmente?
- Contas de consumo como água, luz e telefone - Faturas de cartão de crédito - Empréstimos pessoais e financiamentos - Débitos decorrentes de contratos financeiros regulares
Texto: Matheus MendonçaRedes sociais: Facebook - TV FOCO Instagram -@tvfocooficial TikTok - @tvfoco YouTube - @sitetvfoco