Erro no sistema teria prejudicado lojistas e afetado diretamente o desempenho dos lucros no comércio
Nesta quinta-feira, dia 13, a paralisação do Pix virou assunto no Jornal Nacional. Houve várias reclamações por parte dos clientes dos bancos e, principalmente, dos comerciantes, que foram os principais atingidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais, diversos correntistas dividiram relatos e expuseram que não estavam conseguindo concluir as transações. O problema afetou instituições como Bradesco, Nubank, Caixa Econômica, Itaú, Santander e Banco do Brasil.
Esta, porém, não foi a única vez que isso aconteceu em um curto período de tempo. “O Pix saiu do ar hoje de manhã por causa de uma instabilidade no sistema. Foi a segunda vez em uma semana”, expôs William Bonner, na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A paralisação, no entanto, trouxe sérias consequências. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 76% dos clientes utilizam esse meio de transferência como a principal forma de pagamento. “Só tem crescido em número de usuários”, disse a nota.
“O Pix é muito bom tanto para o consumidor quanto para o lojista. As características de velocidade, segurança, transparência são muito positivas. Isso explica porque virou a modalidade preferida do brasileiro”, acrescentou Daniel Sakamoto, gerente-executivo da CNDL.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a repercussão, a Febraban, que é a entidade representante das instituições, declarou que está preocupada com as instabilidades no funcionamento e afirmou que desconhece as causas. O maior problema, com certeza, reflete na economia.
Afinal, o que diz o Banco Central?
Em contrapartida, o BC divulgou que já identificou as falhas e aderiu novas medidas para resolver os problemas no mecanismo de consulta às chaves do Pix. A autarquia apontou que a instabilidade foi apenas momentânea e a questão está resolvida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
- Em resumo, o Pix teve um momento de suspensão na manhã do dia 13 de fevereiro;
- Esta foi a segunda vez que o meio de transferência enfrentou problemas em uma semana;
- Lojistas afirmaram ter sido prejudicados e correntistas fizeram reclamações nas redes sociais;
- O Banco Central admitiu que houve falhas, mas declarou que já resolveu a questão no sistema;
- Esse assunto ganhou repercussão no Jornal Nacional, da Globo.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o Banco Central!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE