Tchau, hipertensão: 5 passos INFALÍVEIS garantem queda da pressão nas 60+ sem remédios

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

16/09/2024 10h29

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
5 métodos ajudam 60+ a controlarem a hipertensão sem remédios ( (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Conheça os 5 métodos infalíveis e super simples que garantem a queda da pressão em quem tem mais de 60 anos sem precisar fazer uso de remédios

A hipertensão é uma doença que apresenta um aumento perigoso dos níveis da pressão arterial, cuja qual é bastante comum na terceira idade. Só para ter uma breve noção, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 24% da população brasileira é hipertensa, mas enquanto apenas 9% das pessoas têm a doença na faixa dos 25 aos 34 anos, o número sobe para 59% entre os maiores de 65 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas esse problema é ainda pior nos idosos, pois a hipertensão oferece ainda mais riscos na velhice. De acordo com a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto, os idosos têm vasos sanguíneos mais enrijecidos, menor elasticidade e são mais suscetíveis a rupturas, aneurismas e isquemia.

Para quem não sabe, uma isquemia é a diminuição ou interrupção da passagem de sangue pelas artérias e pode levar a um infarto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a especialista, o aneurisma é a dilatação e o enfraquecimento das paredes das artérias que tornam o vaso sanguíneo mais sujeito a uma ruptura, o que pode acontecer tanto nos vasos do cérebro quanto no coração.

Como a doença geralmente não apresenta sintomas, muitos pacientes são diagnosticados apenas ao enfrentar alguma dessas complicações.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A Hipertensão também pode causar vários problemas de saúde, entre eles:

  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Infarto
  • Aneurisma arterial
  • Insuficiência renal e cardíaca
  • Angina (dor no peito)
  • Alterações na visão que podem levar à cegueira
  • Doença arterial periférica
  • Demência vascular

Métodos eficientes e sem remédios

Mas, de acordo com o portal ND+, caso a pressão arterial aumentar de forma intermitente, existem maneiras de trazê-la de volta ao normal, sem o uso de medicamentos. Ainda segundo o portal, no total, são cinco métodos eficazes para reduzir a hipertensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém é bom deixar sempre claro que, por melhores que sejam esses métodos, a orientação, tratamento e acompanhamento devem ser ministrados sempre pelos médicos. Até porque esses métodos ajudam a administrar o problema mas não curam doenças.

Ou seja, caso você sofra com isso, é indispensável as consultas e exames regulares para evitar problemas ainda mais graves causados pela hipertensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como abaixar a pressão arterial?

Conheça abaixo os 5 métodos para evitar a pressão alta sem uso de medicamentos:

1. Redução de peso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Reduzir 10 kilos do peso pode ajudar a sua pressão arterial a cair. Perder peso nem sempre é capaz de eliminar completamente a hipertensão, mas definitivamente reduz a necessidade de medicamentos;

2. Atividade física

  • Praticar exercícios por 45 minutos por dia pode reduzir a pressão arterial em até 4-10 mmHg;

3. Não exagere no sal 

  • O sal é alto em sódio e se acumula retendo água no corpo e ainda afina o sangue. Como resultado da ação cardíaca mais intensa e da maior pressão nos vasos sanguíneos, é desencadeada uma pressão arterial elevada;

4. Alimentação saudável

  • Consumir uma grande quantidade de vegetais e frutas e uma pequena quantidade de nozes  (30-40 gramas por dia);

5. Pare de fumar e limite o consumo de álcool

Por fim, manter hábitos saudáveis e se livrar de certos vícios nocivos podem reduzir significamente o risco da sua pressão subir.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.