Motoristas de MG choram: Zema confirma maior virada na CNH e atinge mineiros 50+ em 2025

Confira todos os detalhes sobre as alterações que chegaram para os motoristas mineiros que estão prestes a renovar ou tirar a CNH
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Zema confirma virada na CNH e atinge mineiros 50+ em 2025 (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira todos os detalhes sobre as alterações que chegaram para os motoristas mineiros que estão prestes a renovar ou tirar a CNH

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sempre foi um documento indispensável para quem dirige em território brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Minas Gerais, no entanto, uma reviravolta anunciada pelo governador Romeu Zema está gerando forte repercussão, especialmente entre os motoristas com mais de 50 anos.

Agora em 2025, conforme apurado pelo TV FOCO, uma mudança considerada uma das maiores dos últimos tempos promete pesar ainda mais no bolso dos condutores mineiros, aliás, já está pesando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações oficiais, o custo para tirar ou renovar a CNH em Minas Gerais sofreu um reajuste expressivo, o que impacta diretamente quem precisa dos exames obrigatórios.

E os motoristas com mais idade, que têm uma frequência maior de renovação, serão os mais afetados. A seguir, veja mais detalhes sobre a mudança cravada no início deste ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reajuste confirmado e mudança nas taxas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), confirmou que os valores dos exames médicos e psicológicos realizados nas clínicas credenciadas sofreram um reajuste de 4,75%.

Homem segurando a CNH (Foto: Freepik)

A alteração começou a valer a partir de 1º de janeiro de 2025, afetando todos os motoristas do estado que estavam realizando o processo para tirar ou renovar o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os novos valores definidos são:

Segundo o governo, o reajuste segue o ajuste anual da Unidade Fiscal do Estado de Minas Gerais (UFEMG), atualizado pela Resolução SEF nº 5.850/2024, publicada em novembro do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que motoristas 50+ são os mais atingidos?

Embora o reajuste valha para todos os condutores, a medida pesa especialmente para quem tem mais de 50 anos.

Isso porque, por determinação do Código de Trânsito Brasileiro, motoristas mais velhos precisam renovar a CNH com maior frequência:

Ou seja, quanto mais avançada a idade, mais vezes o motorista terá que realizar os exames – e consequentemente, pagar as novas taxas reajustadas.

Idoso com CNH – Foto Internet

O que diz o governo de Minas?

Em nota, a Seplag-MG justificou que o aumento está previsto na legislação vigente e que o reajuste foi feito com base em parâmetros já estipulados:

“A partir de 1º de janeiro de 2025, os valores referentes aos exames médicos e psicológicos nas clínicas vinculadas à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) serão reajustados, conforme previsto no art. 61 da Portaria CET nº 808/2024.”

O comunicado também reforça que o reajuste de 4,75% está atrelado à atualização da UFEMG, procedimento que acontece anualmente.

Considerações finais

Por fim, veja: Além da multa: Lei de trânsito suspende a CNH de imediato por essa atitude

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile