6 dívidas dos Idosos +60 anos que podem ser perdoadas por nova lei de Lula

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Dívidas dos Idosos que podem ser perdoadas por lei de Lula (Reprodução/Montagem/UOL/Canva)

Nova lei em vigor do atual governo do presidente Lula garante isenção em 6 dívidas dos idosos 60+ e proteção de pelo menos 25% de renda

O atual governo do presidente Lula desenvolveu uma nova lei que garante a isenção no pagamento de diversas contas dos idosos, conhecida como Lei do Superendividamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, segundo o portal FDR, a medida visa oferecer qualidade de vida a população idosa sem preocupações, além de um alívio financeiro.

Desse modo, os idosos têm direito a proteção de pelo menos 25% de sua renda mensal para assegurar uma vida digna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, ao renegociar dívidas, o valor das parcelas não pode comprometer essa porcentagem mínima de renda, que é essencial para necessidades básicas.

Os principais benefícios incluem isenção de taxas e juros abusivos e facilidades na renegociação de dívidas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, para ter esses benefícios, o idoso deve entrar em contato diretamente com a operadora da dívida, apresentar documentos que a renda atual e solicitar os direitos.

Lei do Superendividamento (Reprodução: Montagem TV Foco)

Aumento na Lei do Superendividamento

Recentemente, o presidente Lula assinou um decreto que praticamente dobra o valor da quantia que as instituições não podem retirar em caso de superendividamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que, anteriormente, o benefício era de R$303; agora, ele passa a ser de R$600.

Essa fatia de renda é considerada o valor necessário para o pagamento de despesas básicas, como água e luz, e a lei a protege.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, as instituições financeiras não podem cobrar essa quantia no crédito consignado ou bloqueá-la quando uma pessoa está superendividada.

Segundo o eInvestidor, o presidente destacou que a medida oferece proteção ao consumidor.

“Essa iniciativa faz parte de uma série de esforços do nosso governo para garantirmos crédito e condições de consumo para o povo brasileiro, contribuindo para o aquecimento da economia”, afirmou em seu perfil no Twitter.

Lei garante facilitar o pagamento de uma série de dívidas (Foto: Agência Brasil)

Quais são as dívidas isentas aos idosos?

A Lei do Superendividamento permite que entrem no acordo de negociação de dívidas, garantido o mínimo existencial, os débitos que:

Conclusões finais

Em suma, a nova Lei do Superendividamento representa progressos notáveis na proteção dos idosos, garantindo que uma parcela de sua renda mensal não seja alterada para suprir suas necessidades fundamentais.

Com o aumento do valor resguardado, os idosos podem lidar com suas dívidas de maneira mais segura e digna.

Esta ação do governo Lula não só proporciona um alívio financeiro, como também favorece uma qualidade de vida superior para essa parte da população.

Para aproveitar esses benefícios, é essencial que os idosos estejam vigilantes e procurem renegociar suas dívidas com as operadoras, assegurando assim seus direitos e uma vida mais serena.

Nova lei permite que idosos consigam se livrar dos juros abusivos em dívidas (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Gov)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile