686M beneficiários aos prantos: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição de pagamento no INSS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Renata Vasconcellos deu notícia no Jornal Nacional (Foto: TV Globo)

Greve dos peritos atrasou a liberação de uma longa lista de cidadãos e ministro da Previdência Social se pronunciou sobre impedimento do acesso ao salário

Mais de 686 mil pessoas estão à espera de algum benefício do INSS. O assunto ganhou destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira, dia 27, na Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por causa da greve dos peritos, essa longa lista de brasileiros está proibida de sacar o salário, ainda que tenha direito. A paralisação aumentou drasticamente a fila pela liberação.

Agora, segundo Renata Vasconcellos, haverá uma nova agenda automática para todas as perícias afetadas. No horário nobre, a apresentadora trouxe o caso de Maria Assunção Cambronio, que enfrenta um câncer de mama e não pode trabalhar durante a quimioterapia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há 4 meses, a cidadã aguarda pelo salário em atraso do INSS. Ela recebeu o atestado médico em outubro, mas conseguiu agendar a perícia somente para este mês de janeiro. No entanto, Maria é apenas uma das 125 mil pessoas que, entre 20 de agosto e 21 de dezembro de 2024, tiveram os agendamentos cancelados por causa da greve dos peritos.

Este ano, a paralisação continua e a fila, que estava caindo, voltou a subir. Em janeiro de 2024, cerca de 880,5 mil cidadãos esperavam pela avaliação. No mês de junho, a lista caiu para 566 mil. Porém, em agosto, quando a greve teve início, o número subiu novamente, chegando à faixa de 686 mil em 2025.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 686 mil pessoas esperam por algum benefício do INSS, mas estão impedidos (Foto: Divulgação)

Afinal, o que diz o INSS?

O ministro Carlos Lupi pressionou os grevistas, apontando que os agendamentos terão repasses para outros colaboradores. “Quem faltar, não terá o salário daquele dia. Quem faltar e não quiser atender, antes não podia ser colocada para outro médico. Hoje, o Supremo já autoriza”, disse.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as mudanças nos benefícios do INSS para 2025!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile