Adeus, férias: Lei trabalhista em vigor em 2025 traz 3 atitudes de CLTs que cancelam o descanso

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei trabalhista - CLT (Foto: Reprodução/ Internet)

Os CLTs precisam ficar atentos a essas três atitudes que podem causar o cancelamento das férias. A seguir, veja todos os detalhes

As férias são um direito fundamental dos trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo-lhes um período de descanso remunerado após 12 meses de serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse direito, além de proporcionar recuperação física e mental, contribui para a melhoria da qualidade de vida do empregado e o aumento da produtividade no ambiente de trabalho.

Contudo, conforme apurado pelo TV FOCO, existem 3 atitudes que podem fazer com que os CLTs percam o direito a férias e acabem tendo o cancelamento desse descanso essencial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o ‘PontoTel’, a CLT, em vigor em 2025, crava os direitos e deveres dos trabalhadores. Do mesmo modo, também informa motivos pelos quais os CLTs podem perder seus direitos.

Carteira de trabalho, CLTs (Foto: Divulgação)

1 – Perda do direito de férias por afastamento

No Artigo 133 da CLT, a lei crava três motivos ligados ao afastamento dos CLTs das suas atividades laborais que podem levar a perda do direito de férias. Veja essas razões:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Perda do direito de férias por auxílio-doença

Além disso, quando um trabalhador se afasta do trabalho por motivos de acidente relacionado ao trabalho, ele também acaba perdendo o direito de férias. Veja o que diz o Artigo 133 da CLT:

3 – Faltas também fazer o benefício ser cancelado

Por fim, quando confirmadas faltas injustificadas, o CLT pode acabar tendo suas férias reduzidas, ou até mesmo canceladas de vez. Veja como funciona o abatimento das faltas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei trabalhista – (Montagem / TV FOCO)

Considerações finais

O que é ser um trabalhador CLT?

Ser um trabalhador CLT significa estar empregado sob as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o principal conjunto de normas que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil.

Quando um profissional é contratado nesse regime, seu vínculo empregatício é formal, ou seja, registrado na carteira de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa modalidade garante uma série de direitos e benefícios, como:

Carteira de trabalho (Foto: Reprodução/ Internet)

Além desses benefícios, a CLT estabelece proteções como aviso prévio, estabilidade para gestantes e normas específicas para rescisões contratuais.

Esse conjunto de direitos visa assegurar segurança financeira e melhores condições de trabalho para os empregados formais.

Por fim, confira mais notícias sobre leis trabalhistas CLICANDO AQUI

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile